Como Anda Sua Pegada Ecológica? (E o que Você Pode Fazer Para Reduzi-la) - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Como Anda Sua Pegada Ecológica? (E o que Você Pode Fazer Para Reduzi-la)

Comentários (1) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Aquecedor Solar, Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, Telhado Verde

Manter vivo o espírito da sustentabilidade é um dos maiores desafios da civilização no período em que vivemos. Saiba o que pode ser feito, começando por você.

A comunidade Internacional vem sendo pautada pela interferência do ser humano na natureza e a sua relação com a sustentabilidade. E nesse cenário, é necessário compreender o que cada cidadão pode fazer para reduzir o impacto no ambiente.

Mas, antes de começarmos a falar sobre isso, vamos definir o que é Pegada Ecológica (do inglês footprint), trata de um sistema que calcula o quanto um país, cidade ou mesmo uma pessoa afetam o Meio Ambiente em termos de produção (agrícola, pecuária, construtiva etc), geração de resíduos (Lixo, carbono, etc) dentre outros fatores.

O conhecimento sobre sustentabilidade é crucial para saber quais ações tomar a fim de diminuir a nossa pegada ecológica.

Veja, o setor de construção civil é a maior causa do impacto ambiental no mundo.

E uma solução para retardar a degradação do Meio Ambiente é tomar ações sustentáveis durante, ou mesmo, após o projeto de uma construção.

Porém, até que esse pensamento fosse despertado, o relógio biológico da Terra correu bastante, já não existe mais espaço para desculpas.

A luz no fim do túnel é aproveitar as oportunidades e possibilidades criadas pelas tecnologias ambientais de investimentos altamente rentáveis.

O importante é compreender que ser sustentável é muito mais do que uma simples opção. É o reconhecimento de que a vida como um todo pede socorro há muito tempo.

O déficit já é muito maior do que a nova e ainda imatura consciência ambiental coletiva. A tarefa agora é assumir a responsabilidade em consumir e construir de maneira consciente.

A reponsabilidade de conhecer a cadeia por trás de cada bem de consumo deve ser adotada por todos.

A ECOCASA está aqui para te ajudar a diminuir drasticamente sua pegada ecológica através da experiência e tecnologia, desenvolvida desde 2001, quando tudo isso era pouco acessível e ainda uma grande novidade.

Confira nossas dicas:

 

Quais são as prioridades?

Invista em água, energia e eco materiais. Todas as tecnologias ambientais disponíveis, além de valorizar o imóvel onde são implantadas oferecem baixíssima (ou até mesmo nenhuma) necessidade de manutenção, geram retorno sobre o investimento (direta ou indiretamente), além de estarem muito mais acessíveis financeiramente.

 Tecnologias para Água

Aproveitamento de Água da Chuva, Tratamento Biológico de Esgoto e Reúso de Esgoto Tratado são as tecnologias com maior destaque no setor, sendo o aproveitamento de água da chuva a grande tendência para os próximos anos em novas construções ou reformas.

Tecnologias para Energia

No Brasil as tecnologias que mais se desenvolveram foram o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica, sendo que o País está na lista dos mais rentáveis para estas tecnologias devido à sua posição geográfica, que recebe maior insolação durante o ano todo.

Eco Materiais

A Madeira Plástica, o Telhado Verde e a Tinta Mineral Natural são os materiais ecológicos mais cobiçados do momento, todos eles colaboram na diminuição da necessidade de manutenção (como exemplo, a madeira plástica, que dura mais de 30 anos sem precisar de nenhuma pintura ou troca, diferentemente da madeira natural).

O consórcio de múltiplas tecnologias ambientais numa edificação pode valorizar o imóvel em até 10% no momento da revenda, sem contar a economia obtida com água e energia.

Uma vez que o conceito for completamente disseminado e a cultura da construção sustentável for massificada, as vantagens passam então a ir além daquilo que podemos chamar de “micro benefícios ambientais”, operando em esferas onde cada pequena ação somada gera benefícios para todo o espaço urbano. Listamos abaixo alguns benefícios que a larga escala destas tecnologias podem proporcionar:

Diminuição do risco de enchentes nos grandes centros urbanos – Uma cisterna para aproveitamento de água da chuva compensa a área impermeabilizada, razão pela qual muitas cidades sofrem com o grande problema das enchentes.

Diminuição da necessidade de construção de hidrelétricas e do uso de energias poluentes – Com a ampla utilização da energia solar fotovoltaica não se fará mais necessária a construção de usinas hidrelétricas, uma vez que a demanda diminuirá. Consequentemente, nenhuma energia poluente (como as usinas a carvão) deverá ser acionada em épocas de baixa produção das hidrelétricas.

Diminuição das ilhas de calor – Com o amplo uso dos telhados verdes, os efeitos das ilhas de calor diminuem. Consequentemente, diminui-se o uso de condicionadores de ar assim como o nível de carbono presente na atmosfera local, absorvido na fotossíntese.

Se você deseja saber mais sobre como realizar um projeto sustentável para sua obra, recomendamos que inicie com a leitura deste e-book sobre água de chuva como ponto de partida. Se tiver qualquer dúvida durante a leitura, basta entrar em contato e nossa equipe estará pronta para lhe auxiliar no que for preciso.

Marcio Pereira

 

One Response to Como Anda Sua Pegada Ecológica? (E o que Você Pode Fazer Para Reduzi-la)

  1. […] já vimos neste artigo, reduzir a pegada ecológica é sinônimo de consciência tranquila, economia e valorização das […]