Energia Fotovoltaica - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Conheça as grandes vantagens de quem gera sua própria energia

Torne-se um Micro / Minigerador Solar Fotovoltaico e Economize Muito

Os Microgeradores e minigeradores fotovoltaicos são sistemas de geração de energia elétrica em pequena escala usualmente instalados para gerar a energia suficiente para suprir a demanda de um imóvel, seja ele residêncial, predial ou industrial. Microgeradores são sistemas com potência de até 100 kW e minigeradores acima de 100 kW até 1 MW (RN 482/2012 ANEEL).

Onde Instalar meu sistema?

Geralmente as instalações dos painéis fotovoltaicos são efetuadas sobre os telhados, o que facilita bastante a instalação elétrica. O telhado também é um ótimo local devido a insolação que recebe diariamente, porém, nada impede que a instalação seja feita no solo, geralmente nos casos onde há sombras sobre o telhado que inviabilizam a produção de energia elétrica.

 

Antes do seu projeto é importante você saber:

 

O Sistema Grid Tie

 

Conhecido no Brasil como sistema de compensação, o sistema grid tie ou on grid foi aprovado no Brasil através da resolução normativa 482/2012 da Aneel. Antes da aplicação desta norma só era possível instalar sistemas de geração de energia fotovoltaica com o uso de baterias, o que restringia bastante as instalações para locais isolados e encarecia o projeto. Com a chegada da resolução o seu sistema envia o excedente de energia que produz durante o dia para a rede da companhia local de energia, gerando créditos de consumo (como se o seu relógio girasse ao contrário). A noite ou em dias nublados, você pode consumir os créditos gerados.

Sistema de compensação (grid tie) ECOCASA para energia solar fotovoltaica no Brasil

Vantagens econômicas, sociais e ambientais

 

Instalação Fácil

O processo de instalação do sistema dura em média de 2 à 4 dias sendo totalmente silencioso e sem obras complexas.

+ Sustentabilidade

O uso em larga escala do sistema inibe a necessidade do uso de energias poluentes nas épocas de déficit, além de diminuir a necessidade de construção de novas hidrelétricas (principal fonte energética no Brasil).

Valorização do Imóvel

No Brasil um imóvel que possui o sistema fotovoltaico instalado é de 3% a 6% mais valorizado em relação aos imóveis convencionais, além de ficar aplicável à lei do IPTU Verde presente em diversos municípios brasileiros.

Retorno Sobre o Investimento

A economia imediata obtida na conta de luz paga o investimento aplicado na instalação do sistema, fazendo com que o mesmo se pague com o passar dos anos.

Solicite Uma Consultoria e Descubra seu Potencial de Economia

 

Conteúdo Antigo

Energia Solar Fotovoltaica – A Energia Que Vem do Céu

A energia solar fotovoltaica tem como característica básica a conversão da Energia Solar em energia elétrica, limpa, renovável e inesgotável. O processo se dá por uma reação fotoquímica, ocorrida no interior dos Painéis solares fotovoltaicos, onde se encontram instaladas Células Fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício..

Os painéis solares são estruturados em perfil de alumínio e vidro, sua forma construtiva os torna extremamente robustos e duráveis, possuindo vida útil em torno de 25 anos.

A estes painéis são conectados controladores de carga, inversores, e outros dispositivos eletrônicos que garantirão o funcionamento adequado do sistema, seja num projeto autônomo conectado a um banco de baterias, seja num sistema “on grid” conectado à rede publica de energia.

Os projetos de Energia Solar Fotovoltaica devem ser avaliados por técnicos especialistas de maneira que possuam avaliação tanto técnica quanto econômica, demonstrando de forma clara a sua viabilidade.

Vídeo: 10 Motivos Para Utilizar Energia Solar

O Sistema Grid Tie

  • ecocasa-sistema-fechado1
  • ecocasa-sistema-fotovoltaico1
  • ecocasa-sistema-ups1

 

Os Sistemas Fotovoltaicos são constituídos por dois componentes principais: Os painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em energia elétrica, e o inversor, que converte a eletricidade de corrente continua, gerada pelos painéis, em corrente alternada, para ser utilizada em lâmpadas e eletrodomésticos.

Existem basicamente dois tipos de sistema, os autônomos, para locais onde não existe rede elétrica e os conectados à rede. Os autônomos utilizam baterias para armazenar a energia gerada durante o dia, para que possa ser utilizada à noite. Já os conectados à rede, não precisam de baterias, pois utilizam a própria rede elétrica para compensar a intermitência da geração.

Para a instalação de um sistema fotovoltaico, é necessária uma área com boa exposição ao Sol. Em geral, utiliza-se o telhado, mas pode ser também instalado no solo. A área necessária é calculada de acordo com o consumo de energia.

É interessante que o telhado esteja voltado para o Norte, e muito importante que não tenha árvores, prédios, caixas d’água ou outros objetos que possam sombrear os painéis, o que diminuiria a geração de energia.Para a instalação de um sistema fotovoltaico, é necessária uma área com boa exposição ao Sol. Em geral, utiliza-se o telhado, mas pode ser também instalado no solo. A área necessária é calculada de acordo com o consumo de energia.

A equipe técnica da ECOCASA – Tecnologias Ambientais está apta a atender os mais exigentes projetos.

Perguntas Frequentes

Qualquer edificação pode receber uma instalação de sistema fotovoltaico?

Sim, tecnicamente sempre há grande chance de instalação, no entanto, é interessante que o telhado esteja voltado para o Norte.

Também é importante que o telhado esteja isolado de objetos que possam sombrear os painéis como árvores, prédios, etc.

Posso substituir por completo todo o suprimento de energia da minha casa por energia fotovoltaica?

Depende. Em sistemas conectados à rede, é possível praticamente zerar a conta de luz, tendo que pagar apenas o custo de disponibilidade da rede. Para se isolar por completo da rede elétrica, é necessário o uso de baterias, como em um sistema autônomo. Em algumas aplicações, como por exemplo, aquecimento de água para banho, o uso do aquecedor solar, que é outra maneira de usar a energia solar, é mais interessante e complementa o projeto de forma sustentável.

Posso instalar energia fotovoltaica e fornecer energia para a Cia de energia da minha cidade?

Com a resolução 482 da ANEEL, todas as distribuidoras são obrigadas a aceitar a conexão à rede, desde que o projeto siga as normas técnicas existentes.

E se não tiver sol, a energia fotovoltaica funciona? Como deve ser contornado este problema?

Em dias nublados, o sistema fotovoltaico ainda consegue gerar energia, porém, menos do que em dias ensolarados. A forma de contornar este problema depende do tipo de aplicação: Em sistemas autônomos são utilizadas baterias para armazenar a energia para utilização posterior, em sistemas conectados à rede, à própria rede elétrica é utilizada para fornecer energia nestes períodos.

Qualquer eletricista está apto a instalar energia fotovoltaica?

Não. Para a instalação de um sistema fotovoltaico deve ser contratada uma empresa especializada, que tenham profissionais treinados tanto para a elaboração do projeto quanto para a instalação dos equipamentos.

Tenho que pedir autorização a algum órgão, para instalar energia fotovoltaica em minha residência?

Depende. Em sistemas conectados à rede é necessário pedir autorização para a distribuidora de eletricidade local. Para sistemas autônomos, não.

O painel solar resiste a uma chuva de granizo?

Sim. Os painéis são projetados para resistir aos impactos de chuvas de granizo, além de vendavais e até mesmo tempestades de neve.

Depois de quanto tempo devo substituir meus painéis solares?

Os painéis fotovoltaicos são projetados para durar mais de 25 anos, então essa dificilmente será uma preocupação.

Posso consorciar energia fotovoltaica e energia eólica e ou de micro hidrelétrica?

Sim.

A partir de que consumo de energia já se torna viável um sistema de energia fotovoltaica?

Depende do tipo do sistema. Para sistemas conectados à rede, a energia fotovoltaica torna-se interessante para quem possui um consumo superior a 250 kWh/mês.

Para sistemas autônomos, não existe tal limite, já que a principal vantagem dela é levar energia elétrica onde ela não existe.

Energia fotovoltaica é produzida em 110 ou 220 V?

Pode ser produzida tanto em 110V quanto em 220V, em corrente alternada.

Vou precisar trocar todos os equipamentos da minha casa para 12 ou 24 Volts, se instalar um sistema de energia fotovoltaica?

Não. O inversor serve para transformar a eletricidade de corrente continua para corrente alternada, em 110V ou 220V. Não é necessário fazer nenhuma alteração nos equipamentos existentes na sua casa.

Ligue Agora
Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link