Nos últimos anos a busca por soluções tecnológicas para os graves problemas de gestão hídrica que o Brasil vem enfrentando ocasionou um consequente aumento no número de tecnologias disponíveis e, cada vez mais, viáveis para quem deseja investir na sustentabilidade hídrica de seu imóvel.

Uma dessas tecnologias, que talvez seja a mais promissora de todas, é o reúso do esgoto tratado. A técnica consiste em realizar o tratamento biológico do esgoto doméstico (assim como é realizado nas estações municipais) e, na sequência, utilizar tecnologias avançadas para purificar esta água, tornando-a própria para reúso.

Vale ressaltar que cada tratamento varia de acordo com a especificidade do uso posterior pretendido. Sendo que a irrigação paisagística, tem sido um dos usos mais procurados nos últimos meses.

Existem basicamente duas formas de fazer o reúso do esgoto em sistemas de irrigação. A primeira, dá-se diretamente após o tratamento final da água, esta que já atinge um padrão ideal para o reúso direto.

Já a segunda, dá-se através do sistema Eco Blend. Neste sistema, o que ocorre é uma mistura da água de reúso com a água da chuva, quando há no empreendimento um volume de água da chuva reservado para a irrigação – Desta forma, a otimização sustentável do sistema é ainda maior, uma vez que o mesmo não fica única e exclusivamente dependente de uma fonte somente.

O primeiro passo para descobrir qual é o sistema ideal para seu projeto é um pré-dimensionamento, este que deve ser feito por profissionais da área pois requer alguns estudos bastante aprofundados e específicos para saber o potencial de economia de um determinado empreendimento.

Se você quiser saber qual é o sistema ideal para seu projeto, não deixe de clicar aqui e falar com nosso time de especialistas. A EcoCasa possui a tecnologia certa para te ajudar a economizar muita água e investir no que há de mais moderno em tecnologias para a construção sustentável, setor da construção civil que mais cresce nos últimos anos.