CISTERNA PARA ÁGUA DA CHUVA

Aproveite essa Ideia!

Com o Aproveitamento de Água da Chuva você garante muita economia, sustentabilidade e retorno sobre o investimento. Fale agora mesmo com a equipe especializada da ECOCASA.

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Utilize o formulário a seguir para descobrir o tamanho ideal de sua cisterna e garantir o melhor custo-benefício e um retorno sobre o investimento ainda mais rápido.

Cisternas Para Água da Chuva – Como Escolher?

 

Conheça os tipos de Cisternas

 

cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais. Esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc.

As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza.

Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. Em geral uma cisterna adequada ao armazenamento de água da chuva por longos períodos, deve contemplar:

  • Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
  • Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);
  • Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;
  •  Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.

Os Reais Benefícios de Uma Cisterna

Amiga do Planeta

O aproveitamento de água da chuva já se mostrou muito eficaz para a preservação de nossos rios e mananciais. Aproveitar água da chuva é garantir o desenvolvimento sustentável do setor hídrico.

ÓTIMA PARA AS CIDADES

As cisternas cumprem um papel importante quando utilizadas em larga escala: a compensação da área impermeabilizada. Isso reduz o risco de enchentes nos grandes centros urbanos.

FAZ BEM PARA O BOLSO

Uma cisterna é, antes de mais nada, um investimento em capital ecológico. Além de valorizar bastante seu imóvel, a economia obtida na conta d’água pagara o investimento inicial feito no sistema.

Uma Cisterna Inúmeras Vantagens

Protege a Água

Mantém a água limpa, impedindo que se contamine com sujeiras externas, assim como a proliferação de algas

Maior Resistência

Diferente das caixas convencionais, as Cisternas são especialmente calculadas para resistir às cargas da terra.

Fácil Limpeza

Todos os sistemas da EcoCasa possuem tecnologia de limpeza e, quando necessário, fácil acesso ao interior do dispositivo.

Sob Medida

Ao solicitar uma proposta nosso time irá entender a fundo sua necessidade e propor o modelo que lhe ofereça o melhor custo-benefício.

Sistemas Inteligentes

Sua Cisterna pode vir equipada com sistema de automação que detecta automaticamente a abertura de um ponto de consumo, acionando a bomba e desligando-a quando o ponto é fechado.

Usos Ilimitados

A água da chuva armazenada em sua cisterna pode ser utilizada para diversos fins não potáveis, como limpeza, vasos sanitários, reposição de piscina, lavagem de veículos e equipamentos, sistemas industriais, entre outros.

Tipos de Cisternas

Cisternas Para Água Potável

Ideais para o armazenamento de água potável com segurança, garantindo sobrevida a água armazenada quando bem projetadas.

Cisternas Para Água da Chuva

É o modelo mais convencional, desenvolvida para armazenar a água da chuva e garantir a qualidade da água por longos períodos.

Cisternas De Retardo

Obrigatórias para novas obras em grande parte dos municípios brasileiros as cisternas de retatrdo compensam a área impermeabilizada evitando a ocorrência de enchentes.

Cisternas Híbridas

Este modelo desenvolvido pela EcoCasa pode, num único reservatório, exercer a função de retardo e aproveitamento de água da chuva de maneira 100% automática.

Faça mais com a Cisterna Pronta

 

A Cisterna Pronta é a mais avançada tecnologia para aproveitamento de água da chuva do Brasil. Confira abaixo sua instalação, feita em apenas 1 dia.

O que é uma Cisterna?

É um reservatório para o armazenamento de água, hoje muito usada para a reservação de água da chuva oriunda de projetos de aproveitamento destas.

A cisterna é suficiente para a implantação de projetos de água de chuva?

Não, embora a cisterna seja parte fundamental num de PROJETOS DE aproveitamento de água de chuva, garantir que água armazenada possua qualidade é essencial e possa ser reservada por longos períodos, assim se faz necessário o uso de filtros de entrada específicos para a filtragem de água de chuva, assim como, outros acessórios de cisterna que contribuirão para a qualidade da água reservada.

Qual o papel da cisterna num projeto de aproveitamento de água de chuva?

Fundamentalmente reservar a água de chuva com a qualidade desejada pelo período necessário, abrigando-a com eficiência.

Posso reutilizar um reservatório já usado como cisterna?

Sim, desde que se tenha a certeza de que não contaminará a água de chuva e tão pouco a degradará com o tempo.

A cada quanto tempo deve – se a limpar a cisterna?

Depende da região e do tipo de sujeira local, bem como da eficiência do sistema de filtragem na entrada da cisterna, normalmente recomenda-se uma inspeção anual na cisterna, sempre no período da estiagem.

É necessário preservar o acesso ao interior da cisterna?

Sim, pois podem ser necessárias manutenções em equipamentos e ou a limpeza da mesma.

Qual cisterna é melhor a de alvenaria ou pré-fabricada?

Se ambas foram desenvolvidas para reservar a água de chuva não existe melhor ou pior, normalmente o acesso a reservatórios pré-fabricados é restrito a grandes centros, neste caso a de alvenaria é uma solução mais acessível em pequenos centros. A cisterna de alvenaria é mais flexível em formato e volume e, portanto, pode ser uma solução mais adequada em determinados casos.

Onde é recomendada a instalação de uma cisterna?

O mais indicado é que seja enterrada em local fora do transito de veículos, enterrada no intervalo entre a edificação e a galeria pluvial publica que receberá o excedente da água de chuva, que seja de fácil acesso e respeite os desníveis necessários, impostos pelo local.