Gestão Sustentável: Entenda o que é preciso para despertar a sustentabilidade em uma empresa - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Gestão Sustentável: Entenda o que é preciso para despertar a sustentabilidade em uma empresa

Comentários (0) Arquitetura Sustentável, Bio Construção, Crise Hídrica, IPTU Verde

Muitas empresas atrelam a imagem da sustentabilidade à ações ecológicas e ambientais, mas será que este conceito é representado somente pela esfera ambiental?

A resposta é: depende…

Apesar do termo sustentabilidade estar estreitamente conectado ao Meio Ambiente, quando falamos em desenvolvimento sustentável existem mais duas esferas que precisamos levar em consideração.

O conceito que nos explica isso é o do Tripé da Sustentabilidade.

O Tripé da Sustentabilidade nos dá uma real dimensão do que é o desenvolvimento sustentável e das esferas em que esta precisa atuar para praticar este modelo de desenvolvimento que, convenhamos, é o único possível e viável nos dias atuais.

Neste âmbito, o fator ambiental é um dos três fatores (e atualmente mais importante) a se observar na hora de tomar ações que possam, de fato, contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O segundo importante aspecto da gestão sustentável é, sem dúvida, o econômico. As tecnologias ambientais, inclusive, colaboram diretamente com o fator econômico, afinal,  são extremamente interessantes para quem busca investimento a longo prazo.

O payback da energia solar fotovoltaica e de sistemas como o de aproveitamento de água da chuva, por exemplo, costuma ser bastante atrativo. Variando de acordo com cada projeto, estes sistemas podem se pagar entre 4 e 7 anos, sendo que toda economia após esse período é dinheiro a mais no caixa. Além disso, estes sistemas representam uma espécie de “blindagem” contra os constantes aumentos tarifários.

Por último, porém não menos importante, a questão social. Essa terceira é bastante abrangente e envolve variadas esferas. O social é o que torna a sustentabilidade benéfica para a relação entre sua empresa e a sociedade. Pensar na esfera social é algo que começa desde a promoção do bem estar aos colaboradores, passando pelas ações de promoções sociais propriamente ditas e em como tornar seus produtos e serviços, além de benéficos, acessíveis ao consumidor.

A ECOCASA é empresa líder em tecnologias ambientais para a redução do impacto ambiental da sua edificação. Conte com nosso time de especialistas para desenvolver um projeto que, além de sustentável, poderá gerar muita economia e retorno sobre o investimento. Consulte um de nossos especialistas clicando aqui e fique por dentro de como agregar muito à sua marca.

Ligue Agora