Que os sistemas de reúso de esgoto tratado estão ganhando cada vez mais evidência já não é tanta novidade assim. Mas afinal, como eles podem te auxiliar a economizar dinheiro e ainda obter retorno sobre o investimento?

Quando falamos em água da chuva, estamos falando de uma fonte excelente de água, que pode ser utilizada para inúmeras finalidades em um imóvel e, consequentemente, reduzir bastante seu consumo de água. Porém, diferentemente do esgoto doméstico, que é gerado constantemente, as chuvas podem sofrer algumas variações no que tange sua previsibilidade. 

Dessa forma, ao tratar o esgoto doméstico, tornando-o próprio para alguns tipos de reúso, conseguimos reciclar acima de 80% da água que seria descartada no sistema público de coleta. Esse índice de reaproveitamento poderá gerar um grande impacto na economia de água potável, o que acarretará numa drástica redução na conta de água.

Com essa redução, além de estar blindado(a) frente aos constantes aumentos no valor da água potável, você obterá o retorno sobre o investimento feito no sistema, que usualmente ocorre por volta de 5 anos, a depender da aplicação do sistema de reúso.

É importante salientar que para ter um sistema de reúso, você precisará de uma estação compacta de tratamento de esgoto – Uma pequena estação que trata o esgoto doméstico no local. Em seguida, são feitas todas as adequações necessárias para que a água resultante do tratamento saia ainda mais limpa, viabilizando assim o reúso.

Atualmente, uma das formas mais vantajosas de aproveitar este sistema é através da irrigação. A água proveniente dos sistemas de reúso são excelentes para tal finalidade. Dessa forma, você terá sempre um jardim lindo, irrigado e sustentável.

Confira 3 dicas práticas que preparamos para você nessa semana aqui no nosso perfil do Instagram.

Conheça outras possibilidades e benefícios que os sistemas de reúso podem proporcionar ao seu empreendimento. Clique aqui e fale com nossos especialistas.