Energia Fotovoltaica

Geração de Energia Elétrica com Energia Renovável do Sol

Funcionamento

O módulo solar fotovoltaico converte diretamente a energia da luz do Sol em energia elétrica confiável, limpa e sem interferências externas.

Matrizes de células solares são associadas de forma a produzir a tensão desejada pelo efeito fotoelétrico.

O sistema, quando previsto armazenamento, utiliza baterias estacionárias (banco de baterias), dimensionadas geralmente para suprir até quatro dias com insolação insuficiente, possibilitando a autonomia do sistema. Incorpora também controlador ou regulador de carga, que carrega adequadamente a bateria, protege contra sobrecargas e descargas excessivas, evita o retorno de energia para o módulo, etc., e inversor, que converte energia elétrica DC (corrente contínua) em energia AC (corrente alternada) para possibilitar a alimentação de cargas AC, geralmente em 110V. Continue lendo Energia Fotovoltaica

Conheça o conceito de energia zero

A falta de chuvas em volume adequado vivenciada nos últimos meses, além de prejudicar o abastecimento de água, coloca em risco a geração de energia elétrica. Esta crescente preocupação acaba impulsionando a busca por soluções sustentáveis tanto para o armazenamento de água quanto em energia renovável e energia zero.

O conceito de energia zero vem tomando cada vez mais força no cenário das energias renováveis a ponto de se tornar tema de pesquisa em universidades brasileiras como Universidade Federal de Santa Catarina e Unicamp que buscam desenvolver tecnologias capazes de tornar mais eficiente a produção e o consumo deste tipo de energia. Continue lendo Conheça o conceito de energia zero

Poço Artesiano ou Água da Chuva na Cisterna?

A escassez de chuvas, aliada ao consumo irresponsável e a más estratégias de gestão ambiental e de utilização dos recursos hídricos, fez com que o esvaziamento quase completo do Sistema Cantareira levasse à falta de água em varias cidades, agravando uma crise hídrica sem precedentes colocando o Estado de São Paulo em alerta máximo.

É urgente a necessidade de se economizar a água tratada em seu primeiro uso, bem como pensar maneiras de se reutilizar esta água após tratamento. Continue lendo Poço Artesiano ou Água da Chuva na Cisterna?