Usar Água da Chuva vale a pena? Conheça os benefícios - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Usar Água da Chuva vale a pena? Conheça os benefícios

Comentários (0) Aproveitamento de Água da Chuva

Antes de começarmos a falar sobre a água da chuva, separamos para você um artigo muito interessante, dividido em duas partes, que nos faz refletir sobre o real valor da água (clique e leia: parte 1 / parte 2).  É importante que você compreenda o seu valor para depois assimilar sobre a importância de utilizar técnicas de aproveitamento. Quando compreendemos que a água é sinônimo de vida, fica mais claro o seu real valor.

Em resumo: “A água deve ser muito bem aproveitada, reaproveitada e valorizada.”.

E agora, podemos falar de água da chuva!

Basicamente, existem dois motivos que fazem os consumidores optarem por um sistema de aproveitamento de água da chuva:

> A economia financeira obtida com o sistema; e

> A diminuição do consumo de água potável.

Porém, esses são apenas dois dos inúmeros benefícios obtidos com a instalação de uma Cisterna. Optar pelo uso da água da chuva traz consigo benefícios sociais, econômicos e ambientais em todas as esferas.

Para entender melhor estes benefícios, criamos uma listagem para demonstrar o quanto esse sistema é revolucionário:

A Cisterna Para Água da Chuva Auxilia na redução de enchentes

As enchentes, problemas recorrentes dos grandes centros urbanos, são causadas basicamente pela alta taxa de impermeabilização do solo, que interrompe o ciclo natural da água, causando alagamentos de dimensões catastróficas.

As cisternas para aproveitamento de água da chuva, além da função de uma caixa de retardo, mantêm a água limpa e disponível para usos não potáveis.

Quando utilizadas em larga escala e de maneira descentralizada em diversos imóveis, numa região que sofre com alagamentos, as cisternas absorvem a água da chuva, que não conseguiria retomar seu ciclo.

Para se ter uma ideia, uma residência com área de telhado de 200m² em média, tem potencial para armazenar de 9.000 a 20.000 litros de água, que ficará disponível para uso em diversos para fins não potáveis.

Já em uma indústria cujo galpão tenha 1.000m² de área de telhado, uma cisterna pode reservar em média até 100.000 litros de água a cada chuva.

Segurança Operacional

Considerada tecnicamente água não potável, a água de chuva pode ser usada em diversas atividades da casa e da empresa, em algumas regiões com extrema carência de água e tomados os devidos cuidados a água de chuva pode até mesmo servir para usos domésticos.

Cabe destacar que essa regra não vale para os grandes centros urbanos, devido às circunstâncias ambientais próprias de grandes cidades. Nestes casos substituir a água potável por água de chuva é uma ação estratégica, inteligente e de grande relevância socioeconômica.

No Brasil, desde 2007, existe uma norma para o aproveitamento de água da chuva – A NBR 15527 parametriza etapas e componentes necessários para o aproveitamento de água da chuva onde o dimensionamento, uso de equipamentos específicos (Filtro, freio d’água, sifão ladrão, entre outros) são indicados de modo a garantir a qualidade da água (esta que sempre deverá ser utilizada para finalidades não potáveis).

Melhor Valorização do Imóvel

Muitos consumidores adquirem sistemas sustentáveis no intuito de valorizar seu imóvel. Imóveis que possuem sistemas sustentáveis são valorizados cerca de 10% a mais no momento da venda. A cisterna para aproveitamento de água da chuva é um dos equipamentos que compõem os sistemas, assim como a energia solar fotovoltaica e aquecimento solar, entre outros.

Vale lembrar, que além da valorização, o consórcio destes sistemas colabora na redução de custos com água e energia.

Mais Empregos

Nos últimos anos, principalmente após a crise hídrica, o número de empresas fornecedoras de equipamentos para aproveitamento de água da chuva praticamente triplicou. Essa expansão do mercado, além de trazer mais inovações, gerou novos empregos, movimentando a economia assim como a concorrência e consequentemente a busca pela viabilização deste sistema.

Foi inclusive neste cenário que a ECOCASA lançou a Cisterna Pronta – A maior inovação em aproveitamento de água da chuva dos últimos 15 anos que tornou o tempo de instalação em média 4x mais rápido sem obras complexas, inibindo também uma dificuldade antiga que existia em relação aos equipamentos (filtros, freio, sifão, automação, etc.), que por serem relativamente novos eram difíceis de instalar – Com a Cisterna Pronta a instalação se dá em apenas 3 etapas simples.

Como vimos, aproveitar água da chuva é uma nova possibilidade que carrega consigo inúmeros benefícios. Quer ter um sistema em casa? A ECOCASA dimensiona seu sistema para que você possa obter o melhor custo-benefício com a melhor tecnologia disponível no mercado brasileiro.

Clique e solicite sua proposta.