Clientes Sustentáveis - Conheça o perfil de quem está fazendo a diferença - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Clientes Sustentáveis – Conheça o perfil de quem está fazendo a diferença

Comentários (0) Energias Renováveis, News

Semana passada falamos sobre o capital ecológico, e até comparamos este novo termo ao fenômeno das criptomoedas.

Hoje vamos falar sobre um novo perfil de consumidor – O consumidor sustentável.

Para entender melhor tudo o que aconteceu para que este novo perfil aparecesse, precisamos voltar no começo de nossa história, lá em 2001.

Se você guarda recordações desta época, deve ter uma que não é tão boa assim. O Apagão de energia elétrica. Você se lembra?

Apesar de ter sido uma das crises de cunho hídrico e energético que mais afetaram o Brasil, este momento trouxe algumas coisas positivas, como o despertar de uma consciência ambiental coletiva, como nunca se viu antes.

Nesta época, tornou-se comum a instalação de aquecedores solares, afinal, sem energia ficar sem banho quente é um dos piores castigos.

Paralelamente a este movimento do mercado, causado por uma necessidade, houve uma notória percepção de benefícios econômicos mais tarde causados pelo uso dos aquecedores. Foi nessa época também que a EcoCasa nasceu, e além destes sistemas passou rapidamente a ofertar ao mercado as cisternas para água da chuva, sendo pioneira a fornecer o sistema no Brasil.

Agora que, resumidamente, falamos sobre a história dos aquecedores, e como as pessoas começaram a notar novos valores em sua utilização, podemos continuar nossa viagem no tempo.

Estamos no final de 2014 e uma forte crise hídrica começa a tomar conta dos noticiários. O Sudeste do Brasil encararia em poucos meses uma das crises hídricas mais aterrorizantes da sua história. Algo sem precedentes, causada por inúmeros fatores, que fizeram com que a água faltasse nas torneiras de milhões de pessoas.

Mais uma vez, a crise despertou uma forte consciência ambiental, e dessa vez, a Cisterna ganhou evidência, sendo apontada como a grande solução para a crise.

Apesar de não poder ser consumida, a água da chuva é muito limpa e ideal para usos não potáveis, reduzindo de 50 à 80% do consumo de água. Mesmo com o preço da água sendo relativamente barato, em muitos casos é possível obter retorno sobre o investimento, tamanha economia proporcionada pelos sistemas de aproveitamento de água da chuva. Mas os benefícios vão além… O uso das cisternas em grande escala trazem consigo inúmeros benefícios, como a diminuição do risco de enchentes e a diminuição da pressão sobre os sistemas hídricos.

Mediante a este cenário, vimos surgir um novo tipo de consumidor, e com o auxílio da internet, o número de adeptos da construção sustentável cresceu e muito nos últimos anos, afinal, a ideia de poder investir num sistema que preserva o Meio Ambiente, valoriza o imóvel e em alguns casos gera até retorno sobre o investimento agrada a grande parte das pessoas.

E você, se considera um consumidor sustentável? Então se inscreva em nossa newsletter para receber as novidades do mundo da construção sustentável.

Esperamos você na semana que vem aqui, no blog mais sustentável do Brasil.

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link