Água - O Dia, O Mês, A Vida - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

atendimento@ecocasa.com.br

+55 19 3442 8434

Água – O Dia, O Mês, A Vida

Comentários (0) Outros

Em março comemora-se uma das datas mais importantes quando o assunto é a preservação da vida, mais especificamente no dia 22 – Dia Mundial Da Água.

A água não teve somente atuação crucial no surgimento da vida, mas é também sua principal manutenção e desde 2014 após a forte crise hídrica enfrentada pelo Sudeste percebemos por aqui o quanto sua falta é prejudicial.

Talvez um impacto positivo foi o despertar de um interesse coletivo por novas alternativas para diminuir o consumo de água potável. Milhares de pessoas começaram a buscar por sistemas de aproveitamento de água da chuva, (com cisternas) apontado como grande aliado na diminuição da demanda por água potável da rede pública.

Talvez pelo fato de que hoje em dia a tecnologia oferece um acesso tão mais facilitado à água para a maioria das pessoas seu real valor e significado foi sendo deixado para trás até que encaramos a sua falta para aí notar que a gestão dos recursos hídricos é um assunto que nunca deve sair de pauta, seja da esfera política ou pessoal, investir na preservação, recuperação e distribuição da água é e sempre será a única forma de manter a humanidade no caminho do desenvolvimento.

Aliás, você sabia que a água nunca acaba?

Isso mesmo! A Água do Planeta nunca “acabará”. A grande questão que preocupa e ameaça a vida como um todo é a gestão que se têm da água (sua disponibilidade em quantidade e qualidade onde precisamos).

Na natureza a água segue um grande ciclo, assim como hoje, na sociedade, após se tornar esgoto um dia voltará a ser água limpa novamente. Isso graças às técnicas de saneamento, como o tratamento biológico de esgoto e o reuso do esgoto tratado.

Um grande problema é que conforme a demanda aumenta e não são feitos os investimentos adequados para o tratamento da água e do esgoto um grande déficit vai se formando, como é o caso das cidades de Macapá (AP), Porto Velho (RO), Santarém (PA), Jabotão dos Guararapes (PE) e Ananindeua (PA) que receberam as últimas colocações no ranking de saneamento do instituto Trata Brasil. Nestas cidades o saneamento básico atende menos de 48% da população.

Aqui na ECOCASA nossa luta é para que cada vez mais as pequenas ações ganhem maior volume. Tudo começou com a Cisterna Pronta – Uma inovação desenvolvida para facilitar o acesso ao sistema de tratamento de aproveitamento de água da chuva elaborado conforme a ABNT/NBR 15527. Graças aos avanços promovidos pela Cisterna Pronta agora é possível instalar uma cisterna completa, já com todos os equipamentos (Filtros, bombas, Bóias, etc) em apenas 1 dia – Bastando apenas liga-la na tomada e conectar as entradas e saídas de água.

Outra inovação, que recentemente tivemos a felicidade de apresentar, foi a SATE – O primeiro Sistema de Tratamento Anaeróbio de Esgoto para substituição das obsoletas fossas sépticas e faz o tratamento primário do esgoto para que a água seja devolvida com segurança à natureza.

O Dia Mundial da Água também é o nosso dia, mas comemoramos este dia durante todo o mês, todos os anos e durante toda nossa vida. Afinal, estamos a todo momento trabalhando, pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias para que cada vez mais a gestão da água seja feita de maneira correta, eficiente e transparente!

Economize água tratada, aproveite água da chuva e quando puder informe-se sobre como é tratado o esgoto que você produz.