Por telhado ecológico é comum considerarmos como sendo a alternativa de cobrir com plantas o telhado de casa (alternativa também conhecida como telhado verde), mas vamos expandir um pouco esse conceito, uma vez que o telhado ou a cobertura das edificações representa hoje um espaço estratégico em quaisquer projetos relacionados à construção sustentável: da água à energia.

Opções Energéticas de um telhado ecológico

Duas frentes são apresentadas aqui: a energia solar fotovoltaica e o aquecimento solar de água, este segundo tem uma peculiaridade que vale a pena ressaltar: aquecer água é uma das maiores demandas energéticas de qualquer residência. Ambas apresentam placas, mas que são bem distintas entre si.

Energia Solar Fotovoltaica

As placas de energia solar fotovoltaica convertem a luz do sol em energia elétrica. Com o passar dos anos sua eficiência têm aumentado e em conjunto com alguns incentivos governamentais, está crescendo como opção energética viável.

Aquecimento solar de água

Já as placas de sistema de aquecimento solar de água usam o calor do sol para aquecer a água que circula em seu interior e posteriormente é reservada num boiler que, em termos leigos, é uma garrafa térmica bem grande. Essa é uma alternativa já antiga e muito eficaz, sua durabilidade é uma das principais características.

A água da chuva

A água de chuva tem ganhado cada vez mais adeptos na medida em que a percepção da necessidade de preservação da água potável para fins mais nobres vem crescendo. É possível dimensionar o sistema de acordo com o tamanho do telhado para um aproveitamento eficiente e, na maioria dos casos, é possível obter independência da rede de água para finalidades como rega de plantas, lavagem de pisos, descargas sanitárias, etc.

Revestimento Vivo

O telhado verde é uma excelente forma de aproveitar o espaço do telhado, atribuindo ao imóvel uma excelente opção paisagística. Qualquer imóvel pode aderir e o melhor: a manutenção é muito mais simples do que se pensa quando se escolhe as plantas apropriadas para o telhado. As vantagens estão ligadas ao conforto térmico no interior da cada e, consequentemente, economia de energia elétrica (ar condicionado). Além disso, colabora para a cidade, pois desacelera o escoamento de água durante as chuvas, evitando enchentes. Imagine quão bom seria uma cidade metropolitana com muito telhado ecológico?

Se gostou dessas alternativas, saiba que é possível adotá-las em conjunto com um projeto bem dimensionado. Conte com a EcoCasa para tornar sua casa sustentável, mais bonita, pagando menos impostos (dependendo da sua cidade) e também mais valiosa, pois móveis eficientes serão cada vez mais bem avaliados no mercado. Entre em contato!