Quando pensamos na utilização de materiais reciclados na decoração pode vir à nossa mente artefatos sem estética, desajeitados, feitos de coisas reaproveitadas e sem harmonia. Mas a beleza desse reaproveitamento é possível através da escolha dos materiais, dos processos de tratamento dos mesmos e de emprego das matérias primas de modo mais adequado.

Como exemplo de escolha de materiais, podemos citar as madeiras de demolição que, estando em bom estado para serem reutilizadas, constituem uma ótima alternativa a quem quer, por exemplo, construir um charmoso caramanchão gastando menos. Os caramanchões, ou pergolados, constituem uma alternativa para embelezar a entrada da casa ou um espaço no cantinho do jardim. Com o uso da planta ornamental adequada é possível formar um espaço com sombra e muita beleza, que, além de um controle da temperatura nos dias mais quentes, empresta um ar campestre e aconchegante a casa.porta-madeira-demolicao

Em termos de processos de reaproveitamento, e emprego de matérias primas podemos citar as hortas urbanas que dão uso a espaços muitas vezes abandonados nas cidades, produzem alimentos com qualidade e emprestam um pouco de verde às selvas de concreto. Reaproveitar madeiras, barras de ferro, tijolos, entre outros materiais, para a construção de estufas e canteiros é uma estratégia interessante para um espaço como este.

Casas construídas a partir de materiais reaproveitados também são um exemplo prático de que o uso de materiais reaproveitados pode trazer beleza a um espaço. É possível reaproveitar, além de tijolos, madeira e telhas, azulejos antigos que combinando entre si, ou sortidos, podem compor painéis em uma parede, mosaicos em caminhos na entrada da casa ou jardim e mesmo todo o revestimento de um banheiro, por exemplo, se houverem em quantidade suficiente. Torneiras antigas, banheiras, e itens de decoração como lustres e luminárias complementam a construção sustentável de forma bonita e com muito charme.

Para o sucesso de um projeto deste tipo é necessário um olhar atento e muita criatividade. Muitas vezes o material selecionado precisa de uma adaptação, pequenos reparos, adequações para que atenda às necessidades do uso a que se destina, não perca sua funcionalidade e componha a construção de forma harmoniosa não deixando de lado a beleza da construção sustentável.