Não é todo mundo que pode olhar pela janela de casa e pensar “Acho que ali seria um bom local para colocar uma cisterna!”. Isso acontece porque esse tipo de sistema necessita de espaço disponível, o que muitos imóveis não têm.

Por isso é recomendada a instalação de cisternas subterrâneas, para que não haja a necessidade de separar um espaço acima da terra para colocar o corpo da cisterna. Nesse caso, o fato do imóvel ainda não ter sido levantado ajuda sim a facilitar a implementação da cisterna.

Contudo, se o seu imóvel já está construído e você decidiu aplicar sustentabilidade nele e quer aproveitar Água da Chuva, há duas opções que você pode seguir. A primeira dela é, caso tenha espaço disponível, instalar uma cisterna aérea. Os modelos mais avançados tornam tudo mais fácil, como a Cisterna Pronta ECOCASA, que não demanda a construção de casas de máquinas e instalação de filtros e dispositivos.

A outra opção seria instalar a cisterna subterrânea abrindo uma vala no local onde a mesma será inserida. O custo, neste caso, varia no quão isso afetaria na reconstrução do piso (caso exista) do seu imóvel. Por isso sugerimos que a instalação seja feita com uma pequena reforma em vista, como por exemplo a instalação da cisterna onde acima haverá um jardim, ou algo do tipo.

Quer saber mais sobre como aproveitar Água da Chuva de maneira simples, prática e eficiente? Então clique aqui e fale com os especialistas que mais entendem nesse assunto no Brasil.