Sabemos que o uso doméstico está longe de ser a principal fonte de consumo de água em todo o mundo. No Brasil, a irrigação é responsável por 72% desse gasto. Contudo, o consumo doméstico também é bastante expressivo.

O IBGE liberou em agosto dados estipulando que a população brasileira atingiu o número de 210,1 milhões de pessoas em 2019, representando um crescimento de 0,79% em relação a 2018.

Se considerarmos os dados levantados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que dizem que no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia, podemos chegar na conclusão de que o uso doméstico é responsável pelo consumo diário de 42 bilhões de litros de água por dia (Equivalente a cerca de 4%  do volume do Sistema Cantareira, aproximadamente).

Como Diminuir o Consumo?

O uso consciente da água é o primeiro passo para diminuir esse número. Pequenos atos como diminuir o tempo gasto nos banhos e fechar as torneiras ao escovar os dentes já ajudam.

As descargas de vasos sanitários também consomem bastante, podendo variar entre 6 e 30 litros e média, de acordo com o modelo.

Para quem visa diminuir consideravelmente o consumo de água, o uso de tecnologias ambientais se mostram como a maneira mais efetiva.

Uma cisterna que faça aproveitamento de água da chuva pode reduzir a zero o consumo de descargas, assim como de lavagem de pisos, automóveis e afins, como também irrigação de jardins, podendo diminuir o consumo de água potável em até 70%.

Quer saber como ter um sistema de aproveitamento de Água da Chuva simples e eficaz, sem dores de cabeça? Então entre em contato com nossos especialistas e agende uma consulta gratuita.

O time da ECOCASA atua há quase 20 anos no mercado da sustentabilidade e possui profissionais capacitados prontos para informar a dimensão exata e quanto seu empreendimento pode captar.