O telhado verde ou green roof é uma solução eficiente tanto do ponto de vista de economia de energia elétrica bem como paisagística passando, ainda, por econômico, dependendo do investimento e sofisticação que se planeja fazer. Pode ser feito de modo intensivo, quando os cultivares são plantados diretamente sobre a cobertura em um substrato adequado ao local ou por módulos, floreiras que fazem o papel de telhas verdes , com pré-cultivo e posterior transplante das plantas ao local definitivo. O telhado verde ainda é benéfico para ajudar a diminuir problemas graves como o aquecimento global e as enchentes nas cidades.

Após o devido preparo, orientado por um engenheiro, que consiste em uma boa impermeabilização, qualquer casa ou edifício pode receber o telhado verde. As plantas escolhidas para comporem a cobertura devem ter características como resistência a intempéries, necessidade de pouca irrigação, que fiquem verdes o ano todo e que necessitem pouca poda ou manutenção sendo que a rega pode manual ou automática.

Funcionando como um isolante às variações térmicas externas, esse tipo de cobertura não causa nenhum dano à estrutura da casa, as raízes das plantas não danificarão o forro e é possível que qualquer pessoa o faça, desde que sob a orientação de um engenheiro. O excesso de chuva, como em qualquer telhado, segue eu curso normal porém com um atraso, o run off, o que minimiza o problema das enchentes nos meios urbanos.

A escolha das plantas está ligada também aos animais que podem, ocasionalmente, visitar o telhado verde e, para evitar acidentes ou algum problema, é interessante uma vistoria periódica. A diminuição das ilhas de calor nas grandes cidades, o isolamento termo acústico de casas e edifícios são outros benefícios , além da melhoria da qualidade do ar.