O Telhado Verde é uma solução ecológica e sustentável que vem ganhando cada vez mais força na construção civil. Consiste na aplicação de uma camada de plantas no telhado, que podem substituir as telhas, se previamente planejado. Há também uma opção modular, para ser aplicado sobre as telhas, no caso de casas que não tiveram planejamento prévio.

Esse sistema é esteticamente agradável, além de ser benéfico para o meio ambiente, por ajudar na produção de oxigênio e purificação do ar. Também é sustentável, porque ameniza consideravelmente a temperatura interna do ambiente, permitindo economia na diminuição de uso de equipamentos como um ar condicionado.

Hoje o mercado oferece diversas opções de plantas disponíveis para quem quer aderir essa solução. Para escolher, é preciso considerar diversos fatores. Primeiro, sua disponibilidade para cuidar dessa plantas. Há opções de baixo consumo de água que precisam ser irrigadas a cada 20 dias, assim como opções que consomem muita água e precisam ser regadas 3 vezes por semana.

Outro fator importante é a manutenção. Uma planta como a Sedum acre, popularmente conhecida como “Estrelinha Dourada”, pode ser podada e adubada a cada 6 meses. Por outro lado, plantas como a Grama esmeralda precisa ser podada e adubada mensalmente. 

Que tal receber uma lista com as plantas para Telhado Verde disponíveis atualmente no mercado e as vantagens e desvantagens de cada uma delas? Clique aqui e solicite aos nossos especialistas.