Setembro Amarelo: Tempo de Preservar a Vida
O mês de setembro é marcado por uma campanha importantíssima – Setembro Amarelo – dedicada à prevenção do suicídio onde diversas entidades promovem uma ampla discussão sobre a saúde mental nos dias atuais.
Em época de muita informação e de mídias sociais, sabemos que as patologias da mente vêm surgindo no mesmo ritmo da tecnologia. Cada vez mais as pessoas estão mais conectadas com o mundo online onde recebem uma enxurrada de informações a todo momento. O excesso de informações pode ser um grande vilão da mente, principalmente quando nos afastamos da nossa capacidade humana e orgânica de processá-las.
Nos dias atuais é notável que as pessoas estão cada vez mais ansiosas e que o Mundo passa por um surto nunca antes visto de doenças como a depressão. O diagnóstico desta patologia mental ainda é bastante complexo e requer o constante acompanhamento de um profissional da saúde mental.
Neste post nós gostaríamos de lembrar que todos os seres são sustentáveis por natureza, ou seja, possuímos em nosso DNA a capacidade de nos manter, de nos reinventar e de nos livrar dos grandes vilões modernos da mente que podem levar ao adoecimento. Por isso, separamos algumas dicas importantes:
A primeira delas é de que buscar um profissional da saúde mental não tem nada de errado. Se engana quem pensa que quem busca por terapia o faz por doença. Um dos mais importantes passos para evitar o embotamento emocional é justamente o ato de se expressar. Devemos procurar um profissional de saúde mental da mesma forma como vamos a um dentista: Monitorar nossa saúde mental periodicamente e agir sempre que algum problema aparecer.
A segunda é que você deve assumir. Sempre que um problema de ordem mental aparece, não adianta negar que ele te afeta. A melhor solução para a resolução de um conflito começa em assumir que ele existe, e a partir daí buscar recursos para resolvê-lo. Falar é sempre a melhor opção!
Jamais hesite em procurar um familiar, um amigo, ou até mesmo o CVV – O Centro de Valorização da Vida – que presta serviço voluntário através do chat do site ou pelo telefone 188.
E a terceira, e mais importante, é que você fique sempre de olho. Sabe aquele amigo que sumiu repentinamente? Ou mesmo o diálogo entre seus familiares que não acontece á um bom tempo? Tome a iniciativa, pergunte, esteja disponível e demonstre preocupação com aqueles com quem você ama e convive.
Lembre-se: Todos nós passamos por problemas, falta de motivação, cansaço e jamais devemos confundir estes estados mentais com a depressão. Ela é claramente uma doença e é caracterizada por um longo período imerso em estados emocionais ruins. A cura da depressão é perfeitamente possível, tanto por terapia quanto com o uso de antidepressivos e ambos devem seguir estritamente a prescrição de um profissional.