Reuso de esgoto tratado: novas iniciativas
No Brasil, estamos acostumado com a abundância de água, o que nos leva ao uso desmedido deste recurso tão importante. No entanto, o volume de chuvas abaixo do normal no último verão (que se estendeu, como de costume, para o inverno, especialmente na região sudeste), acendeu novamente a luz vermelha de alerta sobre o uso consciente da água. Diante disto, cada vez mais tem-se discutido alternativas para abastecimento de setores da economia que não, necessariamente, utilizam água potável, podendo empregar água resultante do processo de tratamento de esgoto.
Um bom exemplo do emprego de reuso da água do esgoto tratado vem de um projeto que a Petrobrás, em parceria com a Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, vem desenvolvendo no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e que consiste na utilização desta água nas operações industriais. Empregando a água de reuso em seus processos, a empresa deixa de usar um total de quase 1.500 litros por segundo de água potável, o que podem atender a 500 mil pessoas. A própria Cedae utiliza água de reuso para fins menos nobres, como é o caso da rega de jardins, dos sanitários, lavagem de calçadas e pisos.
Água de reuso no agronegócio
Na região de Gravataí, no Rio Grande do Sul, um projeto de emprego da água de reuso na irrigação das lavouras de arroz tem utilizado cerca de 30 mil litros por dia, numa área de 270 hectares, poupando consideravelmente os mananciais que fornecem água potável para a região.Também utilizada na agricultura, só que desta vez no Rio Grande do Norte, a água de reuso vem sendo empregada na irrigação de um campo de cultivo de capim. O projeto da Caern, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, desenvolvido no município de Pendências, tem por objetivo o fornecimento do capim como ração animal e de lenha ecológica. Segundo a Caern, o projeto é piloto e disponibiliza cerca de 700 mil litros de água de reuso por dia. Apesar disto, vem apresentando resultados tão positivos a ponto de já ser viável ampliar o volume de água fornecido e, conseqüentemente, uma maior gama de possibilidades de utilização.
Outro exemplo promissor do emprego da água de reuso é seu emprego na piscicultura. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, cujos resultados foram apresentados no final de 2011, comprova que a água de reuso não compromete a qualidade da carne dos peixes, destinados a consumo humano, produzidos em tanques com ela abastecidos.
Desta forma, vemos que existe uma vasta gama de possibilidade de emprego da água de reuso, poupando assim a água potável para fins mais nobres. Pensar alternativas às formas convencionais de produção, além de ambientalmente positivo, pode ser economicamente vantajoso. Desta forma, o tratamento de esgoto vem sendo cada vez mais encarado como o início de várias novas cadeias produtivas e não apenas o final de uma única, como se pensava até há pouco tempo.