O Painel solar ou placa solar é um conjunto de células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas por se valerem do efeito fotovoltaico para a conversão de luz do sol em energia elétrica. Em resumo, a ação da luz solar sobre a célula cria uma diferença de potencial elétrico entre duas camadas de cargas opostas que é transformada em corrente pelo efeito fotovoltaico.

Os painéis solares são os principais componentes de um sistema de energia solar que é composto em muitos casos, também por um conjunto de baterias, inversores, controladores entre outros, dependendo do projeto e necessidade.

O uso da luz do sol como fonte de energia é considerado uma das melhores opções em energias renováveis que existem por ser limpa, sem geração depainéis solares - Opção viável para produção de energia alternativa resíduo algum, de alta qualidade e fonte gratuita e inesgotável. A única objeção que se fazia à sua implementação estava relacionada aos custos, principalmente das baterias, antes necessárias para o funcionamento do sistema. No entanto, apos a resolução 482/2012 da  ANEEL que estabeleceu no Brasil o modelo de compensação de energia elétrica, tornou-se possível enviar o excedente de energia produzido pelos painéis fotovoltaicos para a rede da concessionária local , gerando uma espécie de “crédito” para utilização da rede de distribuição local nos períodos de baixa/zero produção de energia solar fotovoltaica.

Subsídio por parte dos Governos

Outro fator que tem sido de grande ajuda para a viabilização de projetos de energia solar fotovoltaica são os subsídios oferecidos por governos de todas as partes do mundo.

A exemplo, após o terremoto e tsunami que atingiram o Japão em março de 2011, o governo japonês adotou a estratégia de incentivar e até subsidiar a adoção de energia solar como alternativa, fazendo multiplicar em larga escala os painéis solares na paisagem japonesa. O incentivo, que tem por objetivo substituir a matriz energética japonesa da nuclear para alternativas renováveis é considerada uma das maiores do mundo, superando China e Alemanha.

A Eficiência dos painéis solares

Ao observar os números relacionados à energia fotovoltaica nota-se que é necessária uma área de exposição ao sol significativa para que haja produção de energia suficiente para a demanda exigida dependendo da qualidade e características do painel solar. Ou seja, consideramos a eficiência do sistema como sendo a relação entre a geração de energia e espaço em metros que é necessário para tal, quantos watts/hora por metro quadrado. Esse valor é representado por um percentual de eficiência que pode ser lido como o quanto (%) da energia do sol que atinge a placa é efetivamente convertida em energia elétrica.

As placas mais comuns (de silício cristalino) possuem uma eficiência que varia de 13% a 16%.

Na prática, uma residência cujo consumo mensal gira em torno de 500 KWh necessitará de uma área com boa exposição ao sol (na maioria das vezes o telhado) de cerca de 23 metros quadrados. Essa medida pode ser ligeiramente maior ou menor em função da eficiência das placas, mas vale ressaltar que o custo das placas mais eficientes é significativamente maior.

Usar painel solar como alternativa envolve muitos fatores para que se obtenha o máximo de desempenho e durabilidade, fazendo com que seu investimento traga retorno dentro do prazo esperado e sem percalços. Para isso, a EcoCasa possui uma equipe treinada para realizar a correta avaliação e dimensionamento do projeto, trazendo eficiência e economia e aumentando ainda mais o retorno sobre o investimento. Faça um orçamento sem compromisso!

Para mais informações sobre outros aspectos desta alternativa, leia também os artigos Expansão da Energia Fotovoltaica e Investimentos em Energia Fotovoltaica: vale a pena?