Há cerca de um mês inaugurava em Marrocos, na cidade de Ourrzazate, próximo ao deserto do Sahara, a primeira unidade do que se transformará na maior usina solar do mundo. Essa unidade, chamada de Noor 1, por si só já é uma das maiores instalações do gênero no mundo e pode ser vista até do espaço. Sua capacidade de produção é estimada em 160 MegaWatts.

O projeto inclui ainda as fases Noor 2 e Noor 3 que ao total cobrirá uma área de 6000 acres e terá capacidade de produzir 580 MegaWatts, o que equivale a uma pequena usina nuclear, está prevista para ser concluída em 2018.

A Noor 1 é composta por 500.000 espelhos curvos de mais de 10 metros de altura cada que direcionam a luz solar para um único ponto, um tubo repleto de um fluído que, uma vez aquecido à aproximadamente 400ºC, é utilizado para transformar água em vapor movimentando turbinas para a geração de energia elétrica, similar ao que ocorre em usinas térmicas, mas com o diferencial de não produzir absolutamente nenhum resíduo. Fonte eficiente e limpa de energia.

A região recebe luz solar por mais de 3000 horas por ano, o que é o suficiente para tornar o sistema altamente efetivo, no entanto, é possível que ela continue a gerar energia mesmo à noite. Isto é possível conservando-se o calor gerado durante o dia no fluído dos tubos através de tanques de sais com propriedades de conservação de calor, aumentando ainda mais a eficiência do sistema.

Usina solar como meta

Atualmente a geração de energia da usina solar é capaz de atender cerca de  650.000 pessoas até três horas após o pôr do sol, mas estima-se que essa autonomia se estenda para 20 horas/dia após a conclusão do projeto.

Atualmente o país importa 97% de sua energia, mas planeja atingir autonomia através de energias limpas e renováveis de 42%, evitando a emissão de toneladas de carbono na atmosfera.

A EcoCasa comemora todas as iniciativas relacionadas à produção de energias limpas e renováveis como a usina solar marroquina e estimula cada vez mais a adoção de alternativas em pequena escada também como em industrias, condomínios comerciais e residenciais. Caso tenha interesse em conhecer alternativas em energias renováveis para seu projeto, conte conosco!

Imagem: Z22-CreativeCommons