A madeira plástica (ou madeira ecológica) é de longe uma das tecnologias ambientais mais fantásticas quando o assunto é arquitetura e urbanismo.

Ela representa, muito além da estética, a prova real de que a sustentabilidade é possível quando usamos a criatividade à favor da elaboração de novos materiais.

Pensar que o lixo, que é um grande problema urbano, retorna ao espaço das grandes cidades como solução efetiva para um problema antigo nos mostra como ainda há espaço para novas alternativas e produtos inovadores.

 Mas espere aí… vem do lixo mesmo?

Sim! A madeira plástica produzida no Brasil tem como principal fonte o plástico recolhido dos lixos, além disso, uma carga orgânica (como cascas, geralmente resíduos das lavouras) é adicionada ao composto, o que ajuda agrega ao produto uma estética mais próxima à madeira vegetal assim como maior durabilidade.

Algo que vale lembrar sobre a madeira plástica é o seu potencial de converter um problema antigo para uma solução de longa data.

Se na natureza o plástico leva em média 100 anos para se decompor, em nosso quintal um produto com essa durabilidade não seria uma má ideia, afinal, diferente das madeiras convencionais, a madeira plástica não precisa de manutenção por não degradar-se, mesmo que se exposta à intempérie.

Além disso, o visual do produto se assemelha bastante à madeira convencional mas com diferenciais ecológicos. Podemos concluir que:

  • O produto é 100% ecológico e acaba com o desmatamento ilegal de florestas naturais
  • Não precisa de verniz e nem pinturas periódicas
  • Não requer trocas pois não se deteriora com o passar dos anos
  • Não sofre ataques de pragas como cupins e roedores.

Enfim, a madeira plástica é uma maneira bastante inteligente de transformarmos um problema ambiental em solução ecológica. Deixamos pra você uma galeria de fotos logo abaixo. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como ter a madeira plástica em seu projeto.

Confira as Fotos da Madeira Ecológica e Compartilhe:

[gm album=5]