Economia circular é o tema do próximo Strategic Workshop, que acontece no próximo dia 1º de setembro, a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pela internet. A participação presencial requer inscrição prévia.

Dividido em três blocos, o encontro Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil abordará os fundamentos da economia circular, casos de sucesso no Brasil e como viabilizar este modelo. Terá a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, seguida de debates entre eles e a audiência. Veja programação.

A conferência é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelo IEA, com apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). A coordenação é de Aldo Ometto, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Weber Amaral, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

“O conceito de economia circular, restaurativa e regenerativa por princípio, busca manter de forma intencional, desde a concepção de novos negócios e produtos, os componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo”, diz Ometto, que completa: “A partir da inovação para modelos de negócios circulares, como o Sistema Produto-Serviço, o compartilhamento, design voltado para a circularidade, reutilização, remanufatura e outros, muitos valores e oportunidades são criados”.

“De acordo com os coordenadores, este evento parte do pressuposto de que qualquer sistema cujo fundamento seja o simples consumo, não o uso restaurativo de recursos, incorre em perdas significativas de valor. Para eles, a economia circular apresenta propostas aderentes às necessidades do mundo contemporâneo e das novas tendências de mercado”.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 25 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares, com objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.

A ECOCASA está inserida neste contexto e é apoiadora da transição da Economia Circular no Brasil.

Veja mais no site do IEA

ORGANIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

Instituto de Estudos Avançados

Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP)

Fonte: wpecbrasil.com.br