É comum ouvir que brasileiro é apaixonado por carros, e de fato são!

Isso está demonstrado de forma evidente nos mega congestionamentos e quantidade de veículos transitando pelas ruas.

Em geral o sucesso da indústria automobilística é avaliado apenas sob o ponto de vista da contribuição que esta representa para o PIB (Produto Interno Bruto) do país e do sucesso individual de cada um que consegue comprar um carro.

Da mesma forma que esse mercado cresce, crescem também as demandas por serviços relacionados a essa imensa frota, serviços que vão desde sofisticados pontos de serviços até simples lavadores de veículos.

Além dos indicadores econômicos de impactos positivos poucos são os que medem os impactos negativos, ficando restritos aos congestionamentos, à poluição, aos acidentes, etc.

Mas um indicador ainda desconhecido é relativo ao consumo de água para limpeza desta frota gigantesca, quanta água, em geral potável, é usada na lavagem de veículos? Quanta água potável poderia ser poupada e direcionada para o consumo humano, se houvessem diretrizes especificas sobre o assunto? Quanto esgoto não doméstico, contaminado com elementos severos são lançados sem qualquer controle nas redes urbanas de esgoto e se o município não trata, vai diretamente para os rios?

São questões como essa que motivam o desenvolvimento de soluções que compactuam com uma nova maneira de olhar os recursos hídricos, uma dessas soluções que merece destaque é o tratamento da água usada na lavagem disponibilizando–a novamente para o reuso, desta forma a economia de agua pode chegar a 70% e se consorciada com outras fontes, como o aproveitamento de água de chuva, por exemplo, o lava rápido pode até conseguir autonomia hídrica.

Um sistema de ecolava rápido está se tornando requisito básico para a manutenção deste nicho de mercado, pois os clientes destes estabelecimentos em breve, e embora apaixonados por carros, vão começar a questionar de onde vem água usada nesse processo. As empresas equipadas com tratamento e reuso, além de se posicionarem dentro das exigências legais, terão certamente um reconhecimento do mercado, podendo converter seus investimentos em mais clientes e, portanto, maiores lucros.

Se hoje as pessoas são questionadas quando lavam suas calçadas com água potável, amanhã certamente o mesmo ocorrerá com a lavagem dos seus veículos.