O aproveitamento de Água da Chuva não é uma novidade, mas podemos dizer que a prática evoluiu bastante nos últimos anos. Hoje vamos trazer aqui no blog da Ecocasa 3 dicas importantes para quem busca agregar essa tecnologia no seu imóvel ou empreendimento.

Dimensionar é Preciso

Antes de mais nada, é preciso saber o potencial de coleta do local onde você pretende instalar seu sistema de aproveitamento. Para tal, é necessário considerar fatores como área de telhado e a precipitação pluvial da região. A partir disso, um cálculo deve ser feito para saber quantos litros de água seu sistema deve suportar para manter-se sempre com o aproveitamento em alta.

Saiba Onde Utilizar

Coletar Água da Chuva é uma prática nobre, mas é preciso saber onde irá utilizar essa água, para que o aproveitamento ocorra de maneira efetiva. O foco deve ser em atividades que não demandam água potável, como: descargas de vasos sanitários, lavagem de pisos, máquinas, automóveis e afins, ou então em irrigação paisagística e ornamental. Com apenas essas mudanças já é possível reduzir facilmente para menos da metade o consumo de água.

Descubra o Sistema Ideal

Por fim, vamos para terceira e última dica do post. Para escolher seu sistema, o mais indicado é uma cisterna própria para água da chuva, que contenha um tanque capaz de coletar a demanda de água a ser calculada na dica 1 e direcioná-la para os usos destacados na dica 2. O mercado oferece atualmente diversas opções, mas é preciso ter muita atenção na hora de escolher.

As cisternas de alvenaria são as mais rudimentares e menos práticas, porque exigem constante impermeabilização, o que acaba gerando muita mão de obra. Também há as cisternas pré fabricadas, as quais podemos destacar modelos de plástico (polietileno) e fibra de vidro. Ambos são produtos de prateleira, ou seja, não possuem um dimensionamento preciso para se adequar a primeira dica deste artigo. Além disso, tanto as cisternas pré fabricadas quanto as de alvenaria exigem instalação de filtros e dispositivos necessários para manter a qualidade da água, o que acaba sendo acrescido no valor final da compra e também da mão de obra.

A opção mais prática e completa é, sem dúvidas, a Cisterna Pronta. Construída em uma fibra de vidro especial e reforçada, esse produto vem completo, já com todos os filtros e dispositivos instalados em seu interior. Essa opção foi criada a partir de anos de estudos teóricos alinhados às práticas de mercado de toda nossa história, para chegar em uma cisterna extremamente prática, bastando colocá-la na vala, conectar os tubos e rede elétrica e começar a aproveitar Água da Chuva. 

Se quiser saber mais sobre aproveitamento de Água da Chuva ou sobre a incrível Cisterna Pronta, clique aqui e converse com os especialistas da ECOCASA, a primeira empresa de tecnologias ambientais do Brasil.