Instalar uma cisterna é sempre um desafio para quem até então nunca havia se familiarizado com o tema. Muitas vezes, acreditamos que o simples fato de armazenar a água da chuva em um reservatório é o suficiente. 

Talvez você não saiba, mas ao fazer a instalação de sua cisterna para água da chuva ou reservatório pode estar correndo sérios riscos sanitários quando a instalação não segue as diretrizes da NBR 15.527 – A Norma Brasileira para Aproveitamento de Água da Chuva.

Por isso, separei aqui alguns pontos cruciais que você deve observar antes de montar seu sistema. São eles:

  1. Capriche nos equipamentos de filtragem

    Aproveitar a água da chuva sem a utilização de um filtro é uma das coisas que mais oferecem riscos à sua saúde. Isso porque, em seu telhado podem existir diversos tipos de resíduos que vão de fezes de pássaros a animais mortos. Como você bem deve imaginar, não seria interessante ter alguns tipos de resíduos dentro de sua cisterna, o que acarretaria no apodrecimento da água. Por isso, capriche na hora de escolher o filtro para água da chuva – Escolha o modelo ideal para seu tipo de cisterna e tamanho de telhado.
  2. Utilize o Freio D´água

    Este dispositivo pouco conhecido te poupará muita dor de cabeça na hora de aproveitar a água da chuva e torna-la ainda mais limpa. O freio d´água é um arranjo tubular que suaviza a entrada da água em sua cisterna. Com isso, as partículas menores de poeira que acabam passando pelo filtro irão se depositar no fundo da cisterna. Sem o freio d´água, elas seriam agitadas conferindo à água um aspecto turvo e impuro.
  3. Boia Coletora

    Com as partículas de poeira depositadas no fundo da cisterna, consequentemente a parte superior ficará com a parcela mais limpa e cristalina da água. Dessa forma, a captação da água para consumo deve ser feita desta seção da cisterna. Para isso, utilizamos um dispositivo chamado Boia Coletora. A finalidade dessa boia é fazer a captação da lâmina d´água de sua cisterna, ou seja, da parte mais limpa. Essa boia é conectada à uma mangueira que é ligada à bomba que fará a sucção da água para o consumo final. Com isso você terá uma água muito mais limpa para seu consumo não potável.


Essas são apenas algumas das dicas para ter um sistema de aproveitamento de água da chuva altamente eficaz e seguro. Quer saber qual a melhor opção de cisterna e equipamentos para seu projeto? Clique aqui e fale com nossos especialistas.