Com o início das estações mais secas do ano, volta à discussão as possíveis alternativas para enfrentar a crise hídrica e suas consequências.
No ano passado a seca mais severa dos últimos oitenta anos afetou mais de 20 milhões de pessoas apenas no estado de São Paulo e, até agora, os reservatórios que abastecem cidades como São Paulo e Campinas não foram completamente reabastecidos, em decorrência da baixa incidência de chuvas na região durante a primavera e o verão – estações onde naturalmente a precipitação é maior.
O governo do estado contratou um especialista, professor universitário e ex-presidente do Conselho Mundial da Água, para dirigir a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, na tentativa de passar por mais este período de seca com o mínimo impacto possível na vida das pessoas e da economia em decorrência dos problemas com o abastecimento.
Soluções sustentáveis
Além das preocupações com a gestão do modo tradicional de abastecimento, que muitas vezes encontra-se saturado, é necessário um olhar sobre novas maneiras de se obter água para o uso em geral e assim poder poupar água tratada, deixando-a para fins mais nobres.
Um destas maneiras é a instalação de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva, como as cisternas, por exemplo. A instalação de cisternas apresenta diversos pontos positivos como:
- Projeto feito sob medida para as necessidades de cada edifício;
- Possibilita economia com a conta da água fornecida pela empresa de saneamento;
- Diminui o volume de água despejado nas galerias pluviais evitando sobrecarga no sistema de drenagem.
A água das cisternas tem seu uso indicado para atividades que não necessariamente precisam ser realizadas com água potável como lavagem de tapetes, carros e calçada, rega de hortas e jardins e descarga de vasos sanitários.
Leia também: Porque usar cisternas no armazenamento de água de chuva?
Instalação
A cisterna é um sistema que pode ser implantado em qualquer casa e edifício e, por isso mesmo, é uma solução possível e prática. A instalação de um sistema com cisterna deve ser feito com a orientação de um profissional da área, pois isso facilita a escolha do tamanho e local adequado, além da aquisição do material necessário de acordo com as especificidades do projeto de da demanda do local.
O uso racional da água e a busca constante por alternativas para enfrentar a crise hídrica são um dos passos importantes para garantir um futuro mais tranquilo.
A Ecocasa acredita em soluções sustentáveis simples e ao alcance de todos e conta com técnicos especializados nas mais diversas soluções para o uso sustentável da água. Entre em contato!
Um comentário em “Alternativas para enfrentar a crise hídrica”