As tecnologias ambientais chegaram para colaborar diretamente com a sustentabilidade ambiental de uma edificação. Nos últimos 20 anos, vimos uma explosão de novas ideias e soluções que ajudam a diminuir o impacto ambiental da construção civil no Meio Ambiente.

Um dos maiores fatores que colaboram para que a utilização de tais tecnologias se torne comum está em algo que vai além do ambiental e que faz parte do tripé da sustentabilidade: As finanças.

Via de regra, toda tecnologia ambiental é capaz de gerar retorno sobre o investimento, isso porque, para ser sustentável, uma tecnologia ambiental sempre irá diminuir a necessidade de manutenção e/ou amenizar os impactos financeiros ao utilizar recursos naturais.

Em 2021 já vislumbramos 3 grandes tendências de investimentos que, além de valorizar seu imóvel, irão gerar retorno sobre o investimento com a economia obtida ao longo dos anos (fator que vem se acelerando com o aumento dos preços de recursos como água e energia).

1-) Reúso de Esgoto Tratado

Depois que novas tecnologias de filtragem e purificação da água começaram a emergir o reúso do esgoto tratado começou a se tornar uma realidade mais acessível. Essa técnica consiste em tratar o esgoto no próprio local onde o mesmo é gerado e torná-lo limpo para a reutilização em algumas finalidades específicas. Está com certeza é a principal tendência para o ano que se inicia.

2-) Aproveitamento de água da chuva

Com o agravamento da crise hídrica as pessoas sempre costumam buscar soluções alternativas para economizar e preservar sua água. O aproveitamento de água da chuva se demonstrou com o passar dos anos o investimento mais eficaz quando a ideia é economizar água e aliviar a pressão sobre os sistemas hídricos. Atualmente, ter uma cisterna pode gerar um retorno sobre o investimento no prazo de, em média, 5 anos.

3-) Energia Solar Fotovoltaica

Nunca antes o mercado de energia solar fotovoltaica esteve tão acessível e aquecido no Brasil. O sistema On Grid, que consiste no fornecimento de energia elétrica excedente para a companhia elétrica de sua cidade, trouxe a viabilidade técnica e economia necessárias para o desenvolvimento dessa tecnologia. Se utilizada em larga escala, a energia solar fotovoltaica pode significar um grande avanço na diminuição da necessidade de fontes não renováveis para a produção de energia nos períodos de crise. Além disso, o sistema se paga no prazo de, em média, 7 anos e já conta com linhas de financiamento que permitem você pagar o mesmo valor de sua conta atual com o diferencial de não mais precisar pagar uma vez que o financiamento for quitado.

Fique antenado(a) nessas dicas e aqui no blog da EcoCasa! E conte conosco para tornar seu imóvel mais sustentável e valorizado no mercado.