Tijolo solo-cimento - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Tijolo solo-cimento

Comentários (0) Bio Construção

Em nome de diferenciais como formas e leveza e também em nome do valor arquitetônico e da sustentabilidade, cada vez mais materiais versáteis, como o tijolo de solo cimento, vem sendo usados nas construções.

O tijolo de solo cimento é obtido a partir da mistura de partes proporcionais de solo, cimento e água que, após um processo de “cura” endurece ganhando consistência e durabilidade para aplicação em várias obras. O uso deste tipo de material vem dedes de aproximadamente 1948 e é uma evolução das construções de taipa e adobe.

Além do baixo custo e do aproveitamento de materiais regionais (o que o torna sustentável) o tijolo solo-cimento também permite agregar um maior valor arquitetônico à obra que pode ganhar curvas, formas arredondadas e espessuras diferentes, graças à sua modularidade, o que permite um “encaixe” dos tijolos

O manejo e emprego deste tipo de material, é similar aos convencionais no que concerne às fundações, reboco, vedações e, principalmente, na economia – tanto com alvenaria quanto com os demais elementos da construção como parte elétrica, hidráulica, fundação e telhado.

Como aplicar o tijolo de solo cimento

  • Paredes monolíticas: com o auxílio de formas e guias erguem-se painéis inteiriços em camadas sucessivas no próprio local da obra;
  • Pavimentos: são placas maciças totalmente apoiadas no chão, feitos em uma única camada;
  • Solo-cimento ensacado: ensaca-se a mistura destinada à fabricação do solo-cimento e, em seguida compacta-se individualmente cada saco.

As aplicações para o solo-cimento vão desde a área urbana até a rural, como é o caso da cidade de Juçari, importante produtora de cacau na Bahia, onde foi construída recentemente uma creche com 1.200 m² utilizando-se este material.

Por ser um material resistente que oferece perfeito acabamento nas faces prensadas, dispensa reboco ou chapisco e permite um maior conforto térmico e acústico. Além disso, evita a proliferação de pragas e insetos nocivos à saúde. Essas características somadas ao melhor custo benefício, durabilidade, beleza arquitetônica, sustentabilidade e versatilidade fazem do tijolo solo-cimento uma escolha que dá uma vantagem e segurança maior ao investimento, convertendo-se em satisfação garantida ao final da execução da obra.

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by