Tenha um Aquecedor Solar em sua casa e economize! - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Tenha um Aquecedor Solar em sua casa e economize!

Comentários (0) Aquecedor Solar

Cada vez mais vem crescendo a busca por aquecedor solar, não apenas por quem está construindo, mas também por quem já está com a casa pronta, inclusive morando nela. Mas quais são as vantagens de se ter um aquecimento solar? Será que a sua casa ou construção pode receber um sistema desses?

As vantagens do aquecimento solar de água

A principal vantagem para o usuário de um aquecedor solar é a economia financeira. Apesar do custo de instalação do sistema de aquecimento solar ser maior que o custo dos demais (pois envolve mais equipamentos), uma vez instalado, a economia é visível logo de cara, veja o por quê:

O aquecimento de água é responsável por boa parte do consumo energético de uma residência, ao fazer uso do sol (que é gratuito!) como alternativa para o aquecimento da água, a economia é siginificativa. Em geral, em apenas 5 anos o usuário já recuperou o investimento, sendo que a vida útil estimada desse equipamento é de aproximadamente 25 anos*. Outra vantagem a ser considerada é a valorização do imóvel, uma vez que eficiência energética têm se tornado um ponto cada vez mais importante na decisão de compra de imóveis, sejam eles enquadrados como construções sustentáveis ou não.

O usuário conta ainda com autonomia, ou seja: gera e armazena sua própria energia, na forma de água aquecida.

Além destas vantagens diretas, quem adota o aquecimento solar de água contribui para a diminuição da demanda em outros sistemas como hidrelétricas, termoelétricas, etc. Atitude que colabora, em última instância, para a preservação do meio ambiente.

Como o sistema funciona?

Existem no mundo várias técnicas de aquecimento de água através da energia solar. No Brasil a mais usada é o coletor solar plano. O painel solar é formado por uma caixa metálica fechada coberta por um vidro plano. Por dentro, uma serpentina – por onde circula a água a ser aquecida – e uma camada de isolante térmico que faz com que o equipamento seja mais eficiente. A energia solar incide sobre a superfície metálica da caixa através do vidro, aquecendo a água que se encontra na serpentina. Uma vez aquecida, a água segue para o reservatório térmico, conhecido por boiler, onde ficará armazenada até seu consumo.

O mesmo volume de água passará várias vezes ao dia, enquanto houver sol, pela serpentina. Dessa forma, cada vez que passa pelo sistema, acumula um pouco mais de calor, até atingir uma temperatura pré determinada, de acordo com o período do ano. Em média, essa temperatra chega a 60-65°C, podendo chegar a 80°C.

O usuário deverá contar ainda com uma fonte de energia backup (que poderá ser a energia convencional, ou a gás, a lenha etc.), para fazer uso em dias em que a falta do sol possa vir a comprometer a oferta de água quente (dias nublados, por exemplo).

Manutenção

A manutenção do aquecedor solar é muito simples e quase que inexistente. Consiste apenas na limpeza periodica dos vidros dos coletores, para que a poeira acumulada não afete a eficiência da captação de energia solar.

Obviamente, em caso de avaria do equipamento por algum fato inesperado que possa ocorrer (quebra de um vidro, resistência queimada etc.), deverá ser feita uma manutenção reparadora.

Instalando um aquecedor solar

Qualquer pessoa pode instalar o sistema de aquecimento solar. Basta ter algum conhecimento de hidráulica. Porém, é recomendável que o serviço seja feito por técnicos especializados de uma empresa com reputação e história na área. Dessa forma, o usuário irá poder obter maior economia e conforto, pois os técnicos poderão levar em conta fatores que outra pessoa não se atentaria, por falta de experiência.

Qualquer casa poderá receber o sistema mas, obviamente, cada casa terá suas particularidades que deverão ser observadas no momento da instalação, de forma que, mais uma vez, é recomendável um técnico experimente. No entanto, assim como em qualquer sistema com aquecimento de água central, o aquecedor solar não poderá ser instalado em casas em que o encanamento não tenha separação para água quente e fria, que suporte as altas temperaturas atingidas pela água. Outra restrição a se observar é o caso dos apartamentos isolados (ou seja, apenas um apartamento em um prédio possuir o sistema): se o apartamentos for de cobertura e o prédio tiver sido concebido para esse tipo de instalação, ele poderá fazer uso do aquecimento solar. Mas, infelizmente, os apartamentos intermediários deverão usar aquecedores de outro tipo.

O aquecedor solar de água pode ser instalado para qualquer fim, como o uso em piscinas, chuveiro, torneiras em geral etc.

No caso do aquecimento solar de piscinas, é necessário que o sistema possua um dispositivo de restrição a super aquecimento, pois as temperaturas usadas em piscinas são menores que as usadas em banhos, por exemplo.

* Para equipamentos de primeira linha, até sua obsolecência.