Saiba mais sobre energia eólica - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Saiba mais sobre energia eólica

Comentários (0) Energias Renováveis

Vivemos um momento de crise no abastecimento de energia elétrica devido à escassez de chuvas. Deste modo, faz-se necessário, cada vez mais, procurar outros meios para a obtenção de energia, como a energia eólica, por exemplo, que é gerada por ventos.

Ao utilizar as usinas eólicas para a produção de eletricidade, é possível destinar a pouca água disponível para o abastecimento das cidades.

O que é energia eólica e como é obtida

A energia eólica é a energia obtida por aerogeradores que, ao serem acionados pelo vento, produzem energia elétrica.

Para a produção de energia em grandes quantidades são necessários os chamados parques eólicos, um grande conjunto de aerogeradores geralmente instalados em áreas isoladas.

Energia alternativa em expansão

O dispendioso custo da produção de energia elétrica pelo mundo – incluindo-se aí a energia obtida pelas hidrelétricas – tem feito aumentar a busca por meios alternativos de geração de energia.

Um exemplo da expansão da geração de energia eólica é a Alemanha que, em 2014, dobrou sua capacidade de produção de energia elétrica por este meio na modalidade chamada offshore, ou seja, usinas instaladas no mar.

Hoje o país conta com 543 usinas desta modalidade instaladas, e fecharam o ano de 2014 gerando 2,35 gigawatts de energia, com a meta de chegar ao final de 2020 produzindo 6,5 gigawatts.

Outros países como Dinamarca, Estados Unidos, Holanda e França vem investindo cada vez mais nesta modalidade de produção de energia.

O Brasil e suas possibilidades

Segundo dados do Governo Federal, em janeiro de 2014 o Brasil produziu 2.211 megawatts de energia elétrica a partir da energia eólica, o que corresponde a 20% mais do que o produzido no mesmo período do ano anterior.

O volume de produção dos mais importantes parques eólicos nacionais, localizados no Nordeste, coloca o Brasil entre os mais proeminentes geradores do mundo. No entanto, ainda há muito o que avançar e é possível crescer muito mais.

Energia limpa e renovável com responsabilidade

Apesar de limpa, renovável e de não deixar resíduos a energia eólica demanda um estudo muito detalhado para ser obtida.

A instalação dos parques eólicos deve ser autorizada pelos órgãos governamentais competentes após a execução de várias etapas do projeto de acordo com um planejamento criterioso.

A equipe Ecocasa possui experiência em estudos e execução de projetos de energia eólica atendendo às determinações técnicas, e garantindo a satisfação de seus clientes. Entre em contato conosco para saber mais.