NBR 15527 - Saiba tudo sobre a nova revisão da norma brasileira para aproveitamento de água da chuva - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

NBR 15527 – Saiba tudo sobre a nova revisão da norma brasileira para aproveitamento de água da chuva

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva

Aproveitar Água da Chuva é uma maneira sustentável de economizar e ainda ajudar na preservação do meio ambiente. Utilizamos muita água que não precisa ser potável em nosso dia a dia, para descargas, irrigação de jardins, lavagem de pisos, carros, etc. Essa demanda pode ser preenchida apenas com a utilização de águas pluviais.

Contudo, essa prática não deve ser primitiva e complicada, como espalhar baldes pelo quintal ou então instalar um barril na saída da calha. O aproveitamento de água da chuva é coisa séria e tem até norma técnica da ABNT, que foi criada em 2007 e passou recentemente por uma importante revisão.

Das mudanças citadas, é válido destacar a obrigatoriedade de que a água seja advinda dos telhados. A justificativa de tal medida é que o tratamento da água de piso é mais complexo, necessitando uma tecnologia de filtragem mais avançada do que a oferecida pelo mercado, pois a concentração de bactérias e coliformes fecais presentes no chão é muito maior.

A ABNT também sugere um preciso dimensionamento de reservatório, norma já utilizada por muito tempo na EcoCasa. Uma cisterna bem dimensionada é sinônimo de economia e precisão, sem riscos de faltar água nos períodos de estiagem.

Por fim, a norma faz referência à importância de se instalar um sistema de filtragem eficiente. A água, mesmo que para usos não potáveis, deve ser muito bem filtrada antes de ser utilizada. Essa medida evita uma série de problemas, garantindo a qualidade e evitando possíveis riscos à saúde de quem a consome. 

 Quer aproveitar água da chuva com a Cisterna Pronta, que já vem completamente dentro da norma NBR 15527? Então clique aqui e faça uma consulta gratuita com nossos especialistas.