Filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Características GeraisDados TécnicosO ProjetoGaleria de ImagensPerguntas Frequentes

O filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) para projetos de aproveitamento de águas pluviais foi desenvolvido a partir do ponto de vista que, grandes estruturas requerem soluções sofisticadas, simples e robustas. O equipamento é todo fabricado em aço INOX e tem capacidade para atender a grandes vazões oriundas de grandes áreas de coleta/ telhados, cada equipamento atende áreas de telhados de até 1500 m2 possuindo duas entradas de água bruta com 250 mm de diâmetro, seu sistema de filtragem não obstrui a passagem da água de chuva e portanto não causa qualquer alteração na drenagem pluvial do empreendimento, ao passar pelo filtro VF6 este separa a através de sua câmara de filtragem uma fração de água de ótima qualidade que será direcionada para a cisterna, produzindo assim grandes volumes de água filtrada.

Assim como em qualquer projeto de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis, o dimensionamento do filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) e da cisterna (reservatório responsável pelo armazenamento da água de chuva) deve seguir diretrizes com base em:

  1. Área de telhado destinada a coleta da água de chuva;
  2. Índice histórico de chuvas na região onde se localiza o empreendimento;
  3. Usos previstos para a água de chuva no empreendimento;
  4. Observância às diretrizes de normas técnicas pertinentes assim como a legislação local.

filtro VF6 somado aos acessórios freio d’água 200 mm, ao multisifão ladrão de 200 mm e ao flutuante de 2”, formam o Kit VF6 (Acquasave/3P Technik) para o Aproveitamento de Água de Chuva, atendendo plenamente o que determina a norma técnica brasileira ABNT/ NBR 15.527/2207 para projetos de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis.

Os itens complementares do projeto como cisterna (reservatório responsável pelo armazenamento da água de chuva), sistema de bombeamento e painel de automação, devem seguir projetos específicos a cada empreendimento.

produto-filtro-vf6-KitVF6

produto-filtro-vf6-tecproduto-filtro-vf6-tabproduto-filtro-vf6-eficiencia

produto-filtro-vf6-aplicacoes

Em projetos de grande porte, como se sabe, é essencial a observância de diretrizes especificas, uma vez que em função do seu impacto local são tratados de forma diferenciada pelos órgãos fiscalizadores, que exigem uma série de adequações e ajustes, de forma a minimizar seu impacto e cumprir o que determina a legislação, seja ela da esfera municipal, estadual ou federal.

A gestão das águas pluviais no local onde são geradas é cada vez mais vista como a solução para aliviar os já saturados sistemas públicos, evitando desta forma danos ao patrimônio e às pessoas, assim como ao meio ambiente. Em empreendimentos de grande porte este recurso passar a ter valor econômico importante e de visão estratégica em diversos setores da economia produtiva, bem como, de imagem frente à sociedade e ao mercado.

Partindo destas diretrizes, projetos de aproveitamento de águas pluviais em empreendimentos de grande porte passam a ter valor estratégico e desta forma precisam cumprir determinações de normas técnicas (ABNT/NBR), de legislações e de certificações ambientais (LEED®, AQUA®, etc.) quando a edificação adota o conceito Green Build.

Qual área de telhado o filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) atende?

Até 1500 m² por filtro, em áreas maiores pode se avaliar a instalações de mais filtros e ou até para atender a questões de logística e ou lay out da obra, pode se usar mais de um filtro para áreas equivalentes a 1500 m².

Como é a implantação do filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) na obra??

O filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) deve ser instalado na rede coletora de água de chuva no intervalo entre a edificação e a cisterna, seu compartimento pode ser em alvenaria ou em material pré-fabrica se a obra assim o exigir, o equipamento é leve e pode ser manuseado sem o uso de equipamentos.

Uma vez dentro do compartimento, como é feita a conexão dos tubos no filtro VF6 (Acquasave/3P Technik)?

As entradas do filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) são dotadas de anéis de borracha com 250 mm de diâmetro, onde são conectados os tubos plásticos de entrada.

Como é feita a conexão com o filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) se a rede de chegada possuir diâmetro maior?

Nestes casos recomendamos a construção de uma caixa equalizadora junto ao compartimento do filtro VF6 (Acquasave/3P Technik), desta caixa retira – se duas saídas com diâmetro de 250 mm, que serão conectadas ao filtro VF6 (Acquasave/3P Technik), o excedente desta caixa deve ser direcionado por diâmetro compatível ao sistema de drenagem do empreendimento, recomendamos a contratação de Engº especializado no tema.

Como é feita a limpeza do filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) em relação ao material retido por este na filtragem?

O filtro VF6 (Acquasave/3P Technik) foi desenvolvido para ser autolimpante, assim toda a sujeira separada por este será carreada a rede de drenagem pluvial ( galeria), através de tubulação conectada com o compartimento onde encontra – se instalado, este direcionamento se dará com a fração da água não filtrada, ou quando a cisterna estiver completamente cheia e o processo de filtragem não mais ocorrer.

O empreendimento deverá manter equipe de manutenção e ou operação para o sistema de aproveitamento de água de chuva?

Não, o sistema de aproveitamento de água de chuva deve ser tratado como qualquer outro sistema hídrico que o empreendimento possua. Neste caso especifico, apenas com inspeções esporádicas ou de acordo com exigências particulares de cada projeto.

Ligue Agora