Filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Características GeraisDados TécnicosO ProjetoGaleria de ImagensPerguntas Frequentes

Construído numa plataforma altamente robusta, toda em aço inox, o Filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) simplifica a instalação em áreas com telhados de maior porte se comparadas com a maioria dos telhados residenciais, onde a quantidade de filtros de menor capacidade inviabilizaria técnica e economicamente os projetos.

Assim de forma centralizada e simplificada, o Filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) atende áreas de até 750 m2 de telhados, assegurando alta qualidade para a água direcionada à cisterna. Este equipamento opera dentro de um compartimento que pode ser pré-fabrica em material compatível ou até mesmo feito em alvenaria, de maneira a otimizar os recursos disponíveis na edificação no momento da obra. É totalmente autolimpante e assim como os equipamentos de menor porte, requer apenas uma inspeção esporádica, desta forma, deve ser assegurado o acesso ao compartimento do equipamento.

Com o objetivo de assegurar alta qualidade na água direcionada à cisterna e que esta possa ser reservada por longos períodos, também são necessários que os acessórios freio d’água 200 mm, multisifão ladrão 200 e o flutuante de 2” componham o Kit VF2 (Acquasave/3P Technik) para o aproveitamento e uso de água da chuva seguindo as diretrizes da ABNT/NBR15.527/2007 ( norma brasileira para projetos de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis).

produto-filtro-vf2-KitVF2

Completando o Kit VF2, são necessários para a viabilização do sistema de aproveitamento de água de chuva:

  1. Cisterna para o armazenamento;
  2. Bomba centrifuga para o consumo da água de chuva;
  3. Realimentador automático de água da rua.
produto-filtro-vf2-tecnico1produto-filtro-vf2-tab1

Em projetos de aproveitamento de águas pluviais compatíveis com a instalação do kit filtro VF2, é recomendada a elaboração de um projeto hidráulico executivo, por profissional que tenha domínio sobre o assunto, pois, por se tratar de estruturas de maior porte e relativa complexidade nas instalações hidráulicas, a elaboração de um projeto certamente evitará que detalhes importantes e diretrizes normativas sejam esquecidos, assegurando assim ao empreendimento economia, eficiência e segurança na implantação do sistema de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis.

Normalmente estes empreendimentos exigem maiores cuidados aos detalhes como local para a instalação da cisterna, drenagem das águas pluviais excedentes do sistema de aproveitamento de águas pluviais, documentação e memoriais quando se tratar de edificação sujeita a certificação ambiental como LEED® (Green Build Council), AQUA®, entre outras. Se empreendimentos comerciais e industriais devem ainda ser em observadas as diretrizes ambientais locais e as previstas nas normas técnicas brasileiras (ABNT) para as instalações deste tipo de edificação, bem como a legislação local sobre a gestão de águas pluviais, hoje presente em muitos municípios.

Nestes casos cisternas de maior volume requerem maior cuidado técnico, seja na instalação de um reservatório (cisterna) pré fabricada ou construída em alvenaria, assim como, observância no dimensionamento e especificação de bombas compatíveis com as demandas do projeto, sistemas de automação e demais itens que assegurem uma operação eficiente e segura ao usuário.

Enfim, capitalização por parte do empreendimento em relação à implantação de um sistema de aproveitamento e uso de águas pluviais para fins não potáveis, depende da aplicação de adequada das técnicas e normas pertinentes de forma a garantir que o recurso possa gerar ganhos econômicos, ambientais e sociais, contribuindo de forma significativa para a construção de uma imagem positiva do empreendedor / investidor frente à sociedade.

Qual é a área de telhado que o filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) atende?

O filtro VF2 é indicado para áreas de até 750m² por filtro, podendo ser elaborado projeto composto por mais de um filtro.

O filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) exige alguma operação e ou manutenção?

Não, o filtro VF2 (Acquasave/3P Technik) é autolimpante e altamente robusto, não possui partes consumíveis ou que se desgastam com o tempo, assim como, qualquer sistema hidráulico, recomenda – se uma inspeção ao equipamento esporadicamente, principalmente depois de longos períodos de estiagem.

No caso de chuva ácida, o filtro pode estragar?

Não, nestes casos (bem raros), recomenda- se a correção do ph da água depois de armazenada na cisterna, assim como numa piscina.

A instalação do filtro requer mão de obra especializada?

Sim, embora a instalação seja simples, por se tratar de tubulação de maior diâmetro é indicada a contratação de mão de obra com bons conhecimentos de hidráulica e que domine a leitura de projetos de engenharia hidráulica.

O filtro consome energia elétrica?

Não.

É preciso efetuar a troca do filtro após certo tempo?

Não, o filtro VF2 é construído todo em aço INOX e foi desenvolvido para durar muitos anos.

Por que devo instalar um filtro VF2 (Acquasave/3P Technik)?

Juntamente com a água da chuva que desce dos telhados são carreadas todas as sujeiras lá existentes, o filtro de água de chuva VF2, fará a separação destas sujeiras, direcionado apenas água para a cisterna em condições de armazenamento e associado aos acessórios, freio d’água, multisifão ladrão e flutuante, o usuário assegura que terá água de qualidade por longos períodos.