Palmyro D'Andrea, 139

Limeira | São Paulo | Brasil

+55 19 3442 8434

[email protected]

Menu

Características GeraisDados TécnicosO ProjetoGaleria de ImagensPerguntas Frequentes

Desenvolvido para viabilizar de forma simplificada projetos de aproveitamento de água de chuva , em áreas de telhados intermediárias, onde há a necessidade de se equacionar a vazão frente às instalações hidráulicas.

Assim, de forma centralizada e simples o filtro Filtro VF1 (Acquasave/ 3P Technik), proporciona a filtragem de água de chuva oriundas de telhados com até 200 m2, sem causar qualquer transtorno à drenagem pluvial da edificação.

Robusto, o filtro VF foi desenvolvido para ser instalado diretamente sob o solo, não exigindo a construção de nenhuma proteção em alvenaria, recomendando- se apenas que seja preservado o acesso a sua tampa superior, de maneira que possa ser feita uma inspeção esporádica em seu interior.

As entradas e saídas do filtro são facilmente conectadas aos tubos de pvc comuns usados nestes tipos de instalação.

Ao filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik), somam – se os acessórios:

  1. Freio d’água 100 mm;
  2. Multisifão ladrão;
  3. Flutuante de 1 polegada.

Formando assim o Kit VF1(Acquasave/ 3P Technik), que além de atender as diretrizes da norma técnica NBR 15.527/2007 da ABNT, para o aproveitamento de água de chuva, garante ao sistema a qualidade da água coletada e armazenada na cisterna, por longos períodos de tempo.

produto-filtro_vf1-KitVF1

Como complemento ao Kit VF1 (Acquasave/ 3P Technik), são necessários para a viabilização do sistema de aproveitamento de água de chuva:

  • Cisterna para o armazenamento da água de chuva;
  • Bomba centrifuga para o consumo da água de chuva;
  • Realimentador automático de água da rua.

Compre agora seu Filtro VF1

produto-filtro_vf1-dimensoes

produto-filtro_vf1-tab1

produto-filtro_vf1-aplicacoes

Em projetos de aproveitamento de água de chuva com a instalação de Kit VF1(Acquasave/ 3P Technik), já é possível a reservação de volumes maiores de água da chuva, devendo – se todavia, sempre analisar a área de telhado destinada à coleta de chuva, frente aos índices históricos de chuvas na região onde está localizada a edificação e ainda os usos previstos.

É necessário ainda observar que o Filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik), requer um desnível mínimo de 30 cm entre sua entrada e saída, de forma a não interferir na drenagem das águas pluviais da edificação.

Assegurar – se também que seja previsto um espaço para a instalação da cisterna (preferencialmente enterrada), entre a edificação e galeria publica de águas pluviais e ainda que o extravasor ( sifão ladrão) da cisterna possa transbordar para a rua naturalmente, sempre que esta estiver cheia.

Cabe ressaltar que a observância às diretrizes das normas técnicas pertinentes ao projeto de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis (NBR 15.527/2007/ABNT) e as normas técnicas relativas à drenagem pluvial, instalações hidráulicas prediais e o código de obras do município, garantirão a qualidade e segurança do projeto, de forma que este abundante e gratuito recurso possa ser aproveitado de forma eficaz.

O armazenamento da água de chuva deve ser feito em cisterna (reservatório responsável pelo armazenamento da água de chuva) adequada e deverá ser dimensionada com base na oferta histórica de chuvas na região onde localiza – se a edificação, a área de telhado disponível para coleta das chuvas e os usos previstos.

A cisterna poderá será pré-fabricada em polímero, fibra de vidro, ou outros materiais compatíveis, ou ainda ser construída em alvenaria, neste caso recomenda – se um projeto executivo.

A água de chuva resultante do projeto deve ser canalizada aos pontos de consumo em rede hidráulica exclusiva e separada da rede de água potável, assim como as caixas d’água que possam ser instaladas sobre a edificação para a distribuição da água de chuva, também devem ser exclusivas e separadas da água potável.

Recomenda-se sempre a instalação de um sistema automático (realimentador automático de água da rua) de abastecimento de água da rua ou de uma fonte perene, de maneira que na falta da chuva a edificação não fique desabastecida.

Qual é a área de telhado que o filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik) atende?

O filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik) atende até 200m² por filtro, no entanto, mais filtros podem ser instalados se a área de telhado destinada a coleta de água chuva exigir, ou mesmo o lay out das instalações hidráulicas de drenagem pluvial.

O filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)requer manutenção?

– Não, recomenda – se apenas inspeções esporádicas, acessando o interior do filtro por sua tampa superior, cujo acesso deve ser preservado no momento da instalação.

No caso de chuva ácida, o filtro pode estragar?

Não, neste caso recomendamos a correção do ph da água já armazenada na cisterna, se o índice assim o exigir, este processo pode ser feito da mesma forma como se faz numa piscina.

A instalação do filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)requer mão de obra especializada?

Não, a instalação requer conhecimentos básicos sobre hidráulica.

O filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)consome energia elétrica?

Não, o processo de filtragem é natural.

É preciso efetuar a troca do filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)ou de algum componente depois de algum tempo?

Não, o filtro foi desenvolvido para durar muitos anos.

O que o filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)filtrará da água de chuva?

Juntamente com a chuva, todas as partículas e sujeira existentes no telhado (folhas, sacolas plásticas, etc.), são carreadas, se estes elementos forem para dentro da cisterna irão comprometer a qualidade da água, pois normalmente sofrerão degradação, é para evitar que as sujeiras do telhado sejam lançadas na cisterna que o filtro VF1(Acquasave/ 3P Technik)é usado.