Índice Pluviométrico: Como ele ajuda a descobrir o tamanho da sua Cisterna - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Índice Pluviométrico: Como ele ajuda a descobrir o tamanho da sua Cisterna

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Cisterna Pronta, Cisternas, Crise Hídrica, IPTU Verde

Já não é novidade aqui no blog da ECOCASA que aproveitar água da chuva traz enormes benefícios tanto para seu bolso quanto para o Meio Ambiente. No entanto, você já sabe o quanto poderia economizar com uma Cisterna Pronta?

Primeiro, é necessário saber o quanto chove na sua cidade e, então, ao cruzar tais dados pluviométricos com sua área de captação (a área total de telhado disponível para captação da água da chuva em m²), você poderá finalmente saber qual será o melhor custo-benefício para garantir água da chuva durante o ano inteiro. É desta forma que dimensionamos a melhor cisterna para cada projeto específico.

Neste post iremos mostrar 4 tabelas, que contém o histórico do índice pluviométrico de diferentes cidades para que possa compreender com este cálculo funciona. Veja:

Na cidade de São Paulo, podemos notar que sua cisterna deve ter capacidade para armazenar bastante água nos meses de janeiro, fevereiro e março onde as chuvas são abundantes, para depois aproveitá-la no momento de menor precipitação, que vai de abril a setembro.

 

 

Em Belo Horizonte, a situação é bastante parecida. No entanto os números são mais extremos. Nos meses de dezembro e janeiro as chuvas chegam quase a 300mm, enquanto de junho a agosto estão abaixo dos 25mm.

 

O Rio de Janeiro, por sua vez, apresenta um gráfico um pouco diferente dos outros dois. A precipitação pluviométrica na cidade revela que as chuvas são mais constantes, porém menos abundantes. De dezembro a fevereiro o número chega em seu ápice, variando entre 130 e 140mm, enquanto sua baixa está acima dos 40mm.

 

Por fim, em Vitória, podemos notar que as chuvas são menos frequentes, mas possuem certa estabilidade, com exceção do mês de dezembro onde a alta chega a até quase 200mm.

 

Com base nesses dados e na sua área de telhado, podemos saber o tamanho ideal de cisterna para você que quer aproveitar água da chuva com eficiência.

Se você está pesquisando por uma cisterna e não sabe ao certo o tamanho ideal para garantir o melhor custo-benefício em seu projeto, basta solicitar um orçamento para nosso time de especialistas. Realizaremos um estudo exclusivo para seu projeto, além de apresentar as soluções mais seguras do mercado, que só a ECOCASA, líder em aproveitamento de água da chuva e tecnologias ambientais no mercado brasileiro poderia te ofertar.

Solicite aqui sua cotação e um de nossos técnicos entrará em contato para prosseguirmos.