Fotovoltaica: Por que ela é a energia da vez? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Fotovoltaica: Por que ela é a energia da vez?

Comentários (0) Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis

Há alguns anos atrás, quando recebia-se um orçamento de energia solar fotovoltaica tomava-se um grande choque, afinal, tratava-se de um sistema bastante caro, usado em casos de extrema necessidade e emergência. Mas essa, como muitas outras tecnologias ambientais, tiveram uma boa história de viabilização no mercado Global. 

Nossa relação com o Sol é de longa data. Além de ser uma fonte essencial à basicamente todos os tipos de vida terrestre, o Sol sempre foi uma grande incógnita para grandes estudiosos da antiguidade. 

Conforme o tempo foi passando, cada vez mais notou-se que utilizar sua energia seria uma das únicas alternativas sustentáveis que teríamos para diminuir o impacto ambiental causado pelo ser humano no setor energético durante as centenas de milhares de anos em que nossa espécie vem se desenvolvendo. 

Se pararmos para pensar a energia fotovoltaica nem é tão nova assim. Os primeiros ensaios a respeito do assunto surgiram no século XIX. Já a primeira célula solar foi formalmente apresentada numa reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington e anunciada numa coletiva de imprensa em 1954.

Desde então, instalou-se uma corrida tecnológica. Era preciso melhorar o potencial de conversão das células fotovoltaicas, e achar uma maneira de tornar o sistema independente de baterias, o que de fato inviabiliza um projeto de geração de energia autônomo. 

Felizmente, graças a atuação da sociedade civil, do meio científico e dos governos, o tema ganhou absoluto destaque na última década. No Brasil, foi a partir de 2012 que as coisas começaram a mudar, quando foi aprovada a RN482 da ANEEL, que finalmente regularizou no Brasil a instalação do sistema On Grid. (conectado à rede).

Agora é possível fornecer energia elétrica para as companhias. Essa relação de troca permite que você gere mais energia do que consome e, consequentemente, possa usar o excedente nos períodos onde há baixa ou nula geração de energia em seu sistema. 

Atualmente, é possível reduzir em até 95% o consumo de energia elétrica de uma edificação, o que torna a energia fotovoltaica altamente rentável sob todos os aspectos. 

Por isso ela é a energia da vez! E você pode contar com nosso time de especialistas para usufruir dos reais benefícios da energia solar. Basta clicar aqui e contar um pouco pra gente sobre seu projeto!

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by