O aproveitamento de Água da Chuva é uma prática crescente em todo o mundo e as cisternas estão cada vez mais presentes em obras da construção civil, residenciais ou não. Essa postagem tem o intuito de ajudar você a planejar seus custos e não ter desagradáveis surpresas na hora de aplicar essa solução ecológica para sua obra.

Para realizar esse planejamento, é necessário que antes saibamos quais são os modelos de cisterna disponíveis atualmente no mercado. Então vamos lá:

  • Cisterna em Alvenaria: O modelo mais antigo de cisterna disponível no mercado. Consiste na criação de um tanque feito com estrutura de alvenaria. Além do excesso de mão de obra, esse tipo de sistema é inviável, pois demanda alta manutenção, por conta da necessidade constante de impermeabilização.
  • Cisterna Pré Fabricada de Plástico: Esse é o modelo mais comum de cisternas encontrado no mercado. Consiste basicamente em um tanque de plástico. Essa solução pode parecer barata em um primeiro momento, mas o fato de necessitar de uma infraestrutura prévia, além da instalação de filtros e dispositivos para assegurar a qualidade da água, acresce consideravelmente seu valor final. 
  • Cisterna Pré Fabricada de Fibra de Vidro: Semelhante ao modelo de plástico, essa cisterna necessita também de uma infraestrutura prévia e da posterior instalação de filtros. A diferença está no corpo de seu tanque, que é fibra de vidro, um material mais adequado e mais resistente do que o polietileno.
  • Cisterna Pronta ECOCASA: Esse modelo de cisterna é o mais moderno, prático e completo encontrado no mercado. Seu tanque é de fibra de vidro, mas passa por um procedimento de fabricação diferenciado, que oferece melhor resistência e durabilidade do material. Esse modelo não exige infraestrutura prévia, seja acima ou abaixo do solo. Além disso, a Cisterna Pronta já conta em seu interior com todos os filtros e dispositivos necessários para o correto aproveitamento da Água da Chuva. Sem complicações, sua instalação pode ser realizada em poucas horas.

Por fim, ressaltamos a importância de se seguir as normas técnicas da ABNT para aproveitamento de água da chuva. A NBR 15527 é bastante clara para quem busca um projeto conciso e capaz de ser aprovado em qualquer certificação sustentável. A Cisterna Pronta é a única do mercado que segue rigorosamente às normas técnicas, atendendo cada item da mesma. Para saber mais, clique aqui e fale com nossos representantes.