Especial Usos da Água da Chuva: Vasos Sanitários - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Especial Usos da Água da Chuva: Vasos Sanitários

Comentários (0) Água, Aproveitamento de Água da Chuva

Hoje inauguramos aqui no blog da EcoCasa uma nova série especial sobre tecnologias ambientais. Nos próximos posts, iremos conhecer mais a fundo sobre algumas aplicações das quais falamos bastante, de maneira mais aprofundada. 

O primeiro tema é o uso de água da chuva, e neste primeiro artigo, vamos falar um pouco sobre como podemos utilizá-la em vasos sanitários, uma dúvida bastante comum.

Antes de mais nada, precisamos caracterizar a água da chuva. Ela é uma água de excelente qualidade, baixo nível de sais minerais e em todo projeto deve ser coletada somente do telhado, conforme orienta a NBR155277/2019 – A mais recente revisão da norma brasileira para aproveitamento de água da chuva. 

Aproveitamento de Água da Chuva em Vasos Sanitários 

As descargas em vasos sanitários constituem um dos itens que mais gastam água (28% do consumo residencial), ficando atrás apenas do chuveiro (29%). Ao utilizar a água da chuva em vasos sanitários, alguns cuidados específicos são recomendados.

  • Avalie o local da instalação: Se o seu telhado for coberto por árvores ou mesmo se o histórico de precipitação volumétrica da sua região for baixo, é importante ficar atento à possibilidade de coloração da água, o que com o passar dos anos pode acabar manchando o vaso sanitário. Por isso a recomendação é de que seja adicionado logo após a saída da cisterna um filtro de cartucho ou mesmo de areia, assim, com um baixo investimento você garante uma qualidade superior na água final.
  • Conformidade com a Norma: Outra coisa importante é que seu sistema de aproveitamento de água da chuva esteja de acordo com a NBR 15.527 – isso garante tanto a qualidade da água, quanto a sua sobrevida no interior da cisterna.
  • Tecnologia: Busque boas alternativas. Além dos vasos acoplados, existem válvulas que liberam um fluxo menor de água, sendo possível atingir em média uma redução de 70% no consumo de água.

Com estes cuidados você garante economia de sobra e mais respeito ao meio ambiente, utilizando um recurso abundante e que literalmente cai em seu telhado. Para saber qual tecnologia utilizar em seu projeto, fale com nossos especialistas.

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by