Especial ETE - Sistemas Anaeróbios - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Especial ETE – Sistemas Anaeróbios

Comentários (0) Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Nesta série trataremos de um assunto bastante discutido no meio da construção civil: As estações de tratamento de esgoto (ETE’s). 

Hoje vamos falar sobre os Sistemas Anaeróbios, isto é, sistemas onde a decomposição dos resíduos ocorre com a ausência de oxigênio. Esse tipo de tratamento é 100% biológico, ou seja, feito apenas através de processos naturais e sem intervenção de produtos químicos.

Quem é desse meio já deve ter ouvido falar sobre as fossas negras e as fossas sépticas. Ambas são modelos rudimentares, ainda que a primeira (fossa negra) seja consideravelmente mais prejudicial ao meio ambiente, pois corre o risco de comprometer lençóis freáticos e nascentes, visto que todo o dejeto é jogado diretamente no solo, sem tratamento prévio.

A fossa séptica, por sua vez, já é um sistema muito mais efetivo do que a fossa negra. Com ela, ao invés de jogarmos o esgoto diretamente no solo, enviamos ele para um tanque onde será decomposto por bactérias, que consumirão a maior parte da carga orgânica.

Posteriormente, o residual seguirá para um filtro anaeróbio, onde bactérias que atuam em ambientes sem oxigênio removerão até 80% da matéria orgânica. Dessa forma, a água segue bem mais limpa para um sumidouro. O restante da filtragem fica por conta do solo que garantirá uma água muito mais limpa e já nutrida com sais minerais.

As fossas sépticas representam sim uma solução, mas deixam a desejar quanto ao atendimento às normas técnicas vigentes (ABNT 13969 e NBR 7229). É sim uma solução, contudo, uma solução que não é assim tão simples.

Foi pensando nisso que a ECOCASA desenvolveu a SATE (Sistema Anaeróbio de Tratamento de Esgoto). Esse sistema já vem completo de fábrica, com todos os componentes necessários para o tratamento de esgoto, já tudo montado em seu corpo. Basta fazer a instalação e dar início ao tratamento. A SATE é dimensionada de acordo com cada demanda, sempre atendendo a todas as normas da ABNT.

Que tal uma consulta gratuita com os especialistas que mais entendem de tratamento de esgoto no Brasil? Então clique aqui agora e mande já sua mensagem. A ECOCASA é a primeira empresa 100% brasileira de tecnologias ambientais e atua há mais de 18 anos no mercado. 

Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda? Manda um Whats!
👋 Olá! Como podemos te ajudar hoje?
Powered by