Energia renovável – custo ou investimento? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Energia renovável – custo ou investimento?

Comentários (0) Energias Renováveis, Notícias

Repensar nossa relação com o meio ambiente inclui repensar as maneiras de utilizar os recursos que este nos oferece. A energia é um destes recursos e, com o avanço das tecnologias, tem sido cada vez mais comum o investimento em energias renováveis. A pergunta que sempre surge é se, de fato, os recursos aplicados são um investimento ou um custo.

A relevância das energias renováveis é grande e um dos pontos fortes que depõe a seu favor é que dados recentes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que este setor já gera mais empregos que a indústria de combustíveis fósseis.
A exemplo, podemos citar como energia renovável a energia fotovoltaica (também conhecida como energia solar) e a energia eólica (produzida pelo vento).

Energias renováveis e suas vantagens

O consenso entre os especialistas é de que a geração de energia renovável, atualmente, é mais cara do que a convencional. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias, contudo, vem a baratear os custos o que faz, em longo prazo, esse investimento maior ter um retorno mais efetivo e vantajoso através de inúmeras vantagens, tais como:

  • São consideradas inesgotáveis quando comparadas aos combustíveis fósseis;
  • Reduzem a dependência da sociedade;
  • Impacto ambiental menor, uma vez que não produzem uma série de poluentes como os derivados dos combustíveis fósseis, tais como o dióxido de carbono que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa;
  • Com a redução dos poluentes, ajuda a diminuir os casos de doenças associados a estes, o que tem como consequências, além da melhor qualidade de vida, menos gastos com saúde pública, por exemplo;
  • Oferecem menos riscos quando comparadas, por exemplo, à energia nuclear;
  • Conferem autonomia aos países, já que, com sua utilização, a necessidade de importar combustíveis fósseis diminui.

Tecnologia e inovação

Como já dissemos, o crescente uso das energias renováveis incentiva e estimula as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentam a eficiência energética o que fará com que, em breve, também o custo de instalação tenda a diminuir consideravelmente.
Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o Brasil vem sendo exemplo de pesquisa, desenvolvimento e utilização dessas energias.
Além do número crescente de artigos e pesquisas acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes, existem iniciativas como a do Parque Tecnológico de Itaipu, que vem realizando estudos com resíduos sólidos rurais e urbanos voltados à produção de energias renováveis.
A equipe Ecocasa está sempre atualizada sobre as novas tecnologias que vêm surgindo e conta com uma equipe experiente e capacitada para esclarecer aos seus clientes esta relação de custo e/ou investimento em energias renováveis. Entre em contato para maiores informações!