Emissão de carbono: como reduzir? - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Emissão de carbono: como reduzir?

Comments (2) Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, Notícias, Telhado Verde

Na recém-encerrada Conferência da ONU sobre mudanças climáticas – a COP 20 (também conhecida como “Chamamento de Lima para a Ação sobre o Clima”) realizada em Lima, capital do Peru, ficou acertado que os países desenvolvidos terão até maio desse ano para apresentar planos para a redução da emissão do carbono (os chamados gases-estufa ou gases do efeito estufa); os demais países terão até junho para fazer o mesmo.

Foi a primeira vez, depois de muitos eventos para negociar a implementação de medidas para reduzir a poluição, que países mais ricos e desenvolvidos se comprometeram a empregar esforços neste sentido, inclusive assinando que os culpa, historicamente, pela emissão desses gases.

Se, no plano político, posições têm sido tomadas tão vagarosamente, pelo lado da iniciativa privada, ao contrário, cada vez mais soluções criativas têm surgido para a redução das emissões de carbono na atmosfera.

Maneiras de se reduzir as emissões de carbono

A grande pergunta que fica, talvez, seja como redução e neutralização do carbono é feita?

O caminho mais indicado é a redução do uso dos combustíveis fósseis e a drástica diminuição do desmatamento. Deste último item vem a inspiração para uma parceria cada vez maior entre empresas e ONGs: o plantio de árvores para a neutralização do carbono.

As árvores utilizam o gás carbônico em seu processo de fotossíntese. Deste modo, fabricam seu próprio alimento e limpam o ar. No entanto, elas não conseguem absorver o gás carbônico na mesma velocidade em que o emitimos. Por esta razão, apenas o plantio de árvores não é suficiente para realizar toda a neutralização, mas é o início do caminho e vem sendo, cada vez mais, um recurso usado pelas empresas para compensar a poluição que emitem em seus processos produtivos.

Parcerias inovadoras e vantajosas

Com o crescente uso de serviços online e da internet de um modo geral, viu-se aí uma oportunidade de neutralizar uma parte do carbono emitido pelas empresas através do plantio de árvores em quantidade proporcional ao tráfego em seus sites.

Uma ONG fica encarregada de plantar as árvores, firmando assim, uma parceria com a empresa que tem seu serviço online.

Este tipo de parceria já vem sendo adotado por inúmeras empresas em associação com campanhas educativas e de conscientização quanto à redução das emissões de carbono e ao uso consciente dos recursos naturais.

Atitudes transformadoras

Da transformação proporcionada pela educação, podemos citar algumas atitudes que são de grande ajuda na redução das emissões de carbono:

  • Uso de transporte coletivo e bicicletas;
  • Redução no consumo de energia elétrica, substituindo-a pela energia fotovoltaica, quando possível;
  • Instalação de telhados verdes, que aumentam a quantidade de plantas em áreas extremamente urbanas, ajudando na redução do gás carbono e redução das ilhas de calor;
  • Criar projetos sustentáveis de construção, que diminuem o impacto da obra sobre o meio ambiente;
  • Dar preferência a carros que possam ser abastecidos com etanol ou biocombustível.

Para implantar este tipo de parceria e projeto é recomendado contratar uma empresa competente neste ramo que realizará os estudos necessários antes de iniciar as atividades.

Conscientização e planejamento devem ser as duas bases fundamentais para iniciativas de sucesso na redução da emissão de carbono e a equipe Ecocasa está empenhada em te ajudar a pensar a melhor solução para a sua empresa. Entre em contato!

2 Responses to Emissão de carbono: como reduzir?

  1. […] Expo, o projeto desse complexo teve como prioridade a arquitetura verde. Com a preocupação de reduzir as emissões de carbono e aproveitar o máximo de árvores do local, a presença de telhados e fachadas verdes é marca do […]