A diferença entre uma Casa Ecológica x Casa Sustentável - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

A diferença entre uma Casa Ecológica x Casa Sustentável

Comentários (0) Aquecedor Solar, Arquitetura Sustentável, Bio Construção

O objetivo desse novo artigo do #2018sustentável, bem como pode ser notado pelo título, é mostrar as diferenças entre “sustentabilidade” e “ecologicamente correto”.

Os dois termos encaixam-se muito bem, mas não significam exatamente a mesma coisa. Uma casa ecológica tem seu foco na redução de seu impacto ambiental antes mesmo de ser construída, enquanto uma casa sustentável segue os padrões construtivos urbanos, com tecnologias que diminuem seu impacto ambiental, antes, durante ou após a conclusão do projeto. Geralmente nesta segunda opção também há uma busca pelo retorno financeiro proporcionado por estas tecnologias.

“Sustentabilidade faz bem ao meio ambiente e também ao seu bolso.”

Para ficar ainda mais fácil de entender, basta fazer uma comparação entre dois casos. Suponhamos que uma casa tenha sido projetada para aproveitar a luz solar na iluminação e que possua aberturas para aproveitar melhor a ventilação natural, além de ter sido construída com matérias primas locais como o barro (ou adobe). A este conceito denominamos Construção Ecológica ou Bioconstrução.

Agora, imagine uma casa construída em 1960 num grande centro urbano, mas que numa reforma recente recebeu uma Cisterna para aproveitamento de água da chuva e um sistema de geração de energia através de células fotovoltaicas.

Podemos dizer que a primeira é ecologicamente correta, pois considerou desde seu projeto fatores do sítio de construção como forma de diminuir seu impacto ambiental.

Já a segunda, por sua vez, além de reduzir seu impacto ambiental (aquele que continua gerando – consumindo água e energia), gera um retorno financeiro na conta de água e luz, em razão de sua economia. Portanto, podemos dizer que a segunda casa é sustentável por prover seus próprios recursos, ser mais valorizada no mercado imobiliário e ainda gerar retorno financeiro com a economia obtida .

Sustentabilidade é uma palavra genérica, mas que ganhou um amplo sentido ambiental devido à vasta utilização do termo desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental. 

Já a Construção Sustentável faz bem ao meio ambiente e também ao seu bolso, podendo te deixar imune às mudanças de tarifas aplicadas pelas companhias de água e energia. A tendência desse benefício é aumentar, visto que a escassez de recursos naturais encarece as taxas gradativamente.

A equação é bem simples: Preservação Ambiental + Economia + Desenvolvimento Social resultam no que chamamos de Desenvolvimento Sustentável. 

Por isso, qualquer imóvel pode ser sustentável em todos os aspectos. E se você quiser saber mais sobre como tornar seu imóvel sustentável, não deixe  de se inscrever em nossa newsletter.

Sem tempo para ler? Ouça este conteúdo na íntegra:

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link