Dia Internacional da Mulher - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Dia Internacional da Mulher

Comentários (0) Outros

Hoje, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Por esse motivo que nós, da EcoCasa, decidimos registrar uma mensagem para essa data tão importante.

Mais que parabenizar, queremos deixar nosso sincero agradecimento a todas as mulheres. Agradecer, principalmente, as tantas mulheres esquecidas pela história, ou então àquelas muitas que merecem maior notoriedade pela sociedade.

Agradecemos Rachel Carson, bióloga americana autora do livro “Primavera Silenciosa”, que denunciou o uso indiscriminado de pesticidas sintéticos e se tornou uma das precursoras do movimento ambiental moderno.

Agradecemos Isatou Ceesay, que fundou na Gâmbia o revolucionário grupo de reciclagem Njau Recycling and Income Generation, mudando a realidade de toda sua comunidade ao transformar o lixo em dinheiro. Hoje é conhecida como “Rainha da Reciclagem” e mais de 100 mulheres têm em sua iniciativa uma fonte de renda.

Agradecemos Sylvia Earle, uma brilhante bióloga marinha e oceanógrafa americana que, além de auxiliar no desenvolvimento de submarinos de pesquisa, fundou uma ONG chamada Mission Blue, cuja missão é preservar a vida marinha em todo o mundo.

Agradecemos Maria do Socorro Silva, brasileira quilombola ativista da causa ambiental que luta constantemente contra o desmatamento causado por refinarias na Amazônia. Em 2018, Maria se tornou destaque em uma série sobre ativistas ambientais, produzida pelo jornal britânico The Guardian.

Agradecemos Wangari Maathai, bióloga queniana que fundou o Green Belt Movement, cujo principal objetivo era ensinar às mulheres do Quênia a plantar árvores em áreas desmatadas e fazer da terra uma fonte sustentável de renda. Ela foi responsável pelo plantio de mais de 50 mil árvores, além de ter capacitado e tirado da miséria cerca de 30 mil mulheres. Em 2004, Wangari Maathai foi a primeira mulher africana a receber um Prêmio Nobel da Paz.

Essa lista ainda se prolonga muito, mostramos aqui apenas alguns dos nomes de muitas mulheres que fazem parte da causa ambiental. Suas lutas, iniciativas e descobertas são de inquestionável importância para o nosso trabalho aqui na EcoCasa.