Conheça o Portal ECOCASA Arquitetura - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Conheça o Portal ECOCASA Arquitetura

Comentários (0) Arquitetura Sustentável

A construção civil é a atividade humana que mais impactou o Meio Ambiente nos últimos séculos. Por muito tempo, construir sem levar em conta a sustentabilidade tornou-se uma rotina comum por todo o mundo. Se pararmos para pensar, foi somente nos últimos 30 anos que a sustentabilidade ambiental começou a ser amplamente discutida, sendo que a mais recente foi a criação das conhecidas tecnologias ambientais, que finalmente chegaram ao mercado, tornando-se disponível para todos os tipos de consumidores.

Este foi um pequeno, mas importante passo para amenizarmos a dívida que criamos durante séculos com a Terra. O despertar de um consciente coletivo sobre a importância de se diminuir o impacto ambiental das edificações, mesmo que a passos lentos, tem acontecido e, cada vez mais, as pessoas têm se conscientizado sobre a real necessidade e sobre os benefícios de se construir pensando nas próximas gerações que farão parte dessa nossa biosfera.

Por mais que hoje o campo científico vislumbre a futura ocupação de outros planetas como uma alternativa à subsistência da humanidade, existem práticas que podemos fazer hoje mesmo de maneira a não prejudicar (tanto) o Meio Ambiente.

 

Construção Sustentável: Vantagens econômicas, sociais e ambientais

 

O discurso sustentável é um caminho sem volta, isso porque a sustentabilidade compreende justamente a manutenção harmônica de diversas nuances de nossas vidas. No caso da construção civil, por exemplo, podemos observar claramente como se dá a aplicação do tripé da sustentabilidade. Muitas pessoas acham que esse é um modelo de construção mais caro, por não compreenderem ainda sobre como funciona este tripé. Resumidamente, o que essa teoria aborda é que, para qualquer coisa ser considerada sustentável, é necessária a plena harmonia entre 3 áreas: Econômica, Social e Ambiental.

Vemos por exemplo o uso de sistemas fotovoltaico na construção civil. Hoje, essa tecnologia já é considerada um excelente investimento e não um custo a mais. Se olharmos para esta cadeia produtiva estamos obtendo ganhos nas 3 esferas:

Economicamente: Além de gerar renda às empresas do início ao final da cadeia produtiva, esse sistema irá gerar uma redução de em média 90% na conta de luz, ou seja, a economia gerada irá pagar o investimento feito inicialmente em uma média aproximada de 4 anos.

Socialmente: É um setor que já criou centenas de milhares de empregos “verdes” no mundo inteiro.

Ambientalmente: Diminui-se a pressão sobre as redes elétricas e consequentemente a necessidade da ativação de fontes não renováveis de energia quando o sistema é utilizado em larga escala.

Este é só um pequeno exemplo sobre como as tecnologias ambientais ofertam benefícios dos mais diversos tipos. Vale lembrar que esta regra vale para todos os tipos de tecnologias ambientais, como o aproveitamento de água da chuva, o tratamento biológico de esgoto, a utilização de eco materiais, dentre outros.

 

Por isso promovemos a cultura sustentável no Brasil

 

Aqui no blog da ECOCASA e em toda a nossa rede estamos constantemente compartilhando informações e novidades sobre o mundo da construção sustentável com a principal missão de promover um modelo de construção mais ecologicamente correta. Foi pensando nisso que decidimos dar mais um passo importante: o lançamento de um portal voltado 100% à construção sustentável e aos profissionais que têm feito isso acontecer. Trata-se do ECOCASA Arquitetura – Um espaço onde divulgamos trabalhos de arquitetos, projetistas e construtoras especializadas em sustentabilidade, onde você pode conferir no dia-a-dia como as tecnologias ambientais vêm sendo implementadas com criatividade e otimismo, melhorando o ambiente da construção sob todos os aspectos.

Clique aqui e conheça o portal

Se você é profissional dessa área e possui projetos onde a sustentabilidade se faz presente, entre em contato conosco através do formulário de nosso site ou pelo e-mail [email protected]

Será um prazer poder mostrar seus projetos para as milhares de pessoas que todos os dias acessam nosso site e assim como nós acreditam num futuro mais humano e sustentável. 😉