Conheça mais sobre o chuveiro para aquecedor solar - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Conheça mais sobre o chuveiro para aquecedor solar

Comentários (0) Água, Aquecedor Solar

A demanda cada vez maior pelo uso de energias renováveis faz com que se busquem alternativas para o dia a dia, seja referente a como esta energia será obtida ou como ela será melhor utilizada. Especificamente no uso da energia solar, um item bastante importante é o chuveiro para aquecedor solar. No entanto, ainda há duvidas sobre qual melhor modelo para cada caso específico, além de outros detalhes que devem ser resolvidos antes mesmo da instalação do mesmo, como, por exemplo, qual o número de placas ideal de acordo com a utilização dos moradores.

Usar chuveiros aquecidos pela energia solar é sempre uma ótima opção, considerando-se que, geralmente, o chuveiro é um dos maiores consumidores de energia de uma residência. Esse modelo, no entanto, se bem instalado, fará uma grande diferença no consumo.

Funcionamento

O chuveiro para aquecedor solar funciona com a água que é armazenada em um reservatório (boiler) – onde é aquecida pelo calor do sol, obtido através das placas de captação (clique aqui para maiores detalhes sobre o funcionamento do aquecimento solar de água).

O número de placas de captação varia de acordo com a exposição ao sol em relação ao volume de água armazenada. Por exemplo, na região sudeste do Brasil, usa-se 1,30 m2 de coletor solar para cada 100 litros de água no reservatório, ou seja, um reservatório de 500 litros de capacidade necessitaria de 6,50 m2 de área coletora de energia solar, ou, quatro placas de 1,60 m2.

Para um funcionamento mais eficiente, os boilers devem ser instalados numa posição elevada, acima das placas de captação, que devem estar voltadas para norte com a inclinação correspondente à da latitude local com mais 5 ou 10 graus de acréscimo.

Economia

Quanto à economia, segundo o Departamento de Energia Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), o modo mais econômico de aquecer água é usando o calor do sol. Este sistema chega a suprir 70% da demanda anual por água quente. Claro que devemos considerar cidades onde o clima é mais ameno ou em que a incidência de raios solares seja menor, além de considerar também períodos pouco ensolarados, com menores incidências solares. Nesses casos, geralmente é utilizado o sistema híbrido: o chuveiro é aquecido pelo sol, sendo alternado para eletricidade ou para um sistema de gás sempre que se fizer necessário.

Como escolher o chuveiro para meu aquecedor solar?

O melhor chuveiro para aquecedor solar são as duchas que permitam a mistura de água quente e fria, de forma que o usuário ajuste a temperatura desejada no banho, proporcionando assim mais conforto.

A escolha do sistema mais adequado a cada casa deve ser orientada por especialistas no assunto. Estes profissionais levarão em conta fatores como o clima e a frequência de utilização, entre outros aspectos técnicos para escolher o melhor chuveiro para aquecimento solar considerando o seu caso específico. Além disso, é necessário também considerar o investimento necessário para instalação do seu chuveiro para aquecedor solar e contratar uma empresa especializada em avaliar, idealizar e executar o projeto, bem como fornecer mão de obra para a manutenção é garantida de que o investimento valeu a pena.

A EcoCasa há anos vem desenvolvendo projetos de aquecimento solar e conta com profissionais altamente qualificados e com grande experiência no assunto. Entre em contato conosco para uma análise!