Conheça as Principais Aplicações de Cisternas Para Água da Chuva no Brasil

Como fazer uma cisterna para captação de água da chuva?

Antes mesmo de falarmos das aplicações da água da chuva em seu projeto, é fundamental compreendermos como as cisternas podem ser construídas. Atualmente, existem dois modelos de cisternas que dominam o mercado, as de plástico e as de fibra de vidro.

Após escolher seu modelo, é crucial que você siga todas as recomendações da NBR 15527, a norma brasileira para aproveitamento de água da chuva, que traz as diretrizes para um sistema seguro e eficaz.

Uma vez instalados todos os componentes requeridos pela norma, finalmente podemos falar sobre o tema principal deste artigo. Afinal, quais usos posso fazer com a água da chuva?

A resposta mais básica e que te auxiliará a decidir onde utilizar a água da chuva está na própria norma: Todos os usos da água da chuva devem ser, prioritariamente, não-potáveis. Ou seja, podemos utilizar a água da chuva em todos os lugares onde a água potável não se faz necessária.

Descargas em vasos sanitários, lavagem de pisos e áreas externas, lavagem automotiva, irrigação, dentre muitos outros usos. Desta forma é possível reduzir o consumo de água potável em até 70%.

Aliás, aqui vai uma dica: Se você tomar alguns cuidados extras, poderá até mesmo dar banho em seu animalzinho com a água da chuva. Para saber quais cuidados deverá tomar, basta falar com nossos especialistas clicando aqui. Conte com quem, desde 2001, oferece os melhores sistemas para captação e aproveitamento de água da chuva no Brasil.