Conheça a Mata Atlântica em Números

Hoje, 27 de Maio, comemoramos o dia da Mata Atlântica, e por isso, nada mais justo do que dedicar o nosso post semanal para lembrar do quão importante ela é para nossa vida. Convidamos você para conhecer a Mata Atlântica em números! 

Ela figura entre as florestas mais ricas em diversidade de espécies assim como das mais ameaçadas do planeta, e além de estar presente em 17 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) seu bioma abrange cerca de 15% do total do território brasileiro.

Infelizmente, atualmente, existem apenas 12,4% da floresta original, dos quais 80% se encontram em áreas privadas. Ela também foi o primeiro bioma brasileiro assegurado por lei! (Lei da Mata Atlântica 11.428/2006).

Em toda sua extensão vivem 145 milhões de habitantes, em mais de 3.429 municípios por onde ela passa, aliás, vale lembrar que ela possibilita atividades essenciais para a nossa economia, tais como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer.

Ela também é importantíssima para a preservação da água, abrigando sete das nove maiores bacias hidrográficas do Brasil! 

Já na esfera animal, nela vivem mais de 298 espécies de mamíferos, 992 espécies de aves, 200 répteis, 370 anfíbios, 350 peixes, o que significa que, representando 0,8% da superfície de nosso planeta, abriga mais de 5% das espécies de vertebrados do Mundo. 

Outra coisa exuberante é sua flora. Estima-se que ela possua mais de 15.700 espécies, aproximadamente 5% da flora mundial.

Infelizmente, todos os dias ela sofre pressões e riscos causados pelos mais de 145 milhões de brasileiros que abrigam sua área, devido a extração do pau-brasil, ouro, e cultivos como o de café e cana-de açúcar, além de outras atividades agropecuárias e outras atividades de exploração predatória de madeira e espécies vegetais.

Como cidadãos, é nosso dever proteger a floresta, principalmente contra o lixo, o que podemos fazer diminuindo nosso consumo, tornando-o mais consciente, e direcionando corretamente nossos recicláveis. 

Cuide muito bem desse patrimônio que é todo seu! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *