Como funciona o tratamento de esgoto doméstico - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Como funciona o tratamento de esgoto doméstico

Comentários (0) Água, Tratamento de Esgoto Doméstico, Tratamento de Esgoto Industrial

Metade da população não tem acesso ao serviço de coleta.

Se você já pesquisou sobre o tema tratamento biológico de esgoto, deve saber que 100 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso ao serviço de coleta. Este número preocupante, corresponde à metade da população do País, o que torna o esgoto um problema de saúde pública.

Segundo o instituto Trata Brasil, 47% das obras de esgoto do PAC, monitoradas há 6 anos, estão em situação inadequada. Apenas 39% de lá para cá foram concluídas e, hoje, apenas 12% se encontram em situação normal

 

Tratamento de Esgoto: Um problema de todos

Por se tratar de um serviço básico, grande parte deste problema deve ser resolvido pelo governo, porém, existem áreas no Brasil que não possuem sequer planejamento para receber a rede de coleta por alguns fatores como:

▸ Se tratar de áreas industriais, que irão gerar um certo tipo de resíduo que não pode ser descartado na rede de coleta, pois afetaria toda a cadeia de tratamento oferecendo riscos à saúde das pessoas e ao Meio Ambiente.

▸ Áreas afastadas do perímetro urbano – Como chácaras e sítios, onde se faz necessário o tratamento do esgoto no local onde o mesmo é gerado com o uso de fossas sépticas ou estações compactas de tratamento de esgoto doméstico corretamente dimensionadas.

▸ Empreendimentos particulares: Condomínios residenciais geridos por empresas, em sua grande parte, devem fazer o tratamento do esgoto antes de devolver à companhia de saneamento local ou mesmo lançar o esgoto tratado em rios e mananciais, o que varia de acordo com a legislação municipal que parametriza os tipos de empreendimentos e suas respectivas legislações para destinação do esgoto.

O perigo das fossas sépticas

No Brasil tem se tornado cada vez mais comum a venda de fossas sépticas como produto de prateleira, o que representa um risco que pode levar à contaminação ambiental assim como a um elevado risco de contração de doenças dos mais variados tipos.

Este risco vem basicamente da falta de informação sobre este tipo de sistema, que muitas vezes podem ser subdimensionados se não forem dimensionados por um responsável técnico.

O dimensionamento é a etapa mais importante do processo de tratamento de esgoto doméstico, e deve ser elaborado por profissionais que irão indicar qual o volume e tipo de sistema mais adequados para cada projeto.

Sem o correto dimensionamento, as fossas quando instaladas de maneira inadequada podem não dar conta de tratar todo o esgoto que será direcionado para o tanque séptico e consequentemente poluirá o Meio Ambiente, liberando altas taxas de carga orgânica que será infiltrada no solo e que assim poderá entrar em contato com o lençol freático. Daí em diante você já deve ter uma ideia do problema que isso causará.

Para saber qual tipo de tratamento seu projeto precisará é simples, basta entrar em contato com a nossa equipe através deste link. Nós faremos todo o trabalho pra você e indicaremos uma opção segura com a tecnologia certa para seu uso.

 

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link