Os dados de saneamento básico são preocupantes e essa informação nos persegue já há muitos anos. Cada vez mais as pessoas optam por soluções que o mercado das tecnologias ambientais desenvolve. 

O uso de estações compactas de esgoto se tornou comum, atingindo principalmente as áreas rurais e mais afastadas dos grandes centros urbanos. Hoje trouxemos um passo a passo de como escolher a estação ideal para o seu imóvel.

Primeiramente, é necessário fazer a caracterização do efluente. Isto é, uma equipe técnica e especializada faz uma avaliação das condições do esgoto que será tratado. O objetivo é definir os tipos de tratamentos necessários para alcançar os resultados esperados.

A questão burocrática é o que vem a seguir. O ideal é conhecer as exigências do órgão ambiental local, que vai definir o destino do efluente tratado de acordo com a região em que se encontra o imóvel.

Por fim, cabe ao proprietário do imóvel a escolha de um sistema apto para realizar o reuso do esgoto tratado, caso tenha interesse de aprimorar o gerenciamento de recursos hídricos do local.

Hoje o mercado oferece opções de estações autônomas capazes de eliminar até 90% da matéria orgânica presente no esgoto, como a SATE. Há ainda opções mais avançadas, como a ECOTED, ideais para reúso e capazes de atingir até 99% de remoção da matéria orgânica.

Que tal conversar com quem mais entende sobre essas tecnologias no Brasil? Clique aqui e receba gratuitamente uma consulta com os especialistas da ECOCASA.