Como Aproveitar Água da Chuva: Um Guia pra Você Começar Hoje - EcoCasa | Construção Sustentável: Soluções para Construção Sustentável!

[email protected]

+55 19 3442 8434

Como Aproveitar Água da Chuva: Um Guia pra Você Começar Hoje

Comentários (1) Água, Aproveitamento de Água da Chuva, Arquitetura Sustentável, Cisterna Pronta, Cisternas, Crise Hídrica, Outros

Aproveitar água de chuva é essencial para quem busca sustentabilidade, ajudando o meio ambiente e garantindo economia para o seu bolso. Existem diversas maneiras de construir uma cisterna e assim garantir a preservação da água, além de economizar muito, valorizar o imóvel e até mesmo evitar enchentes (os benefícios são inúmeros). Descubra neste artigo os principais métodos utilizados para a construção de uma cisterna:

Basicamente, existem 3 maneiras de construir uma cisterna

A primeira delas, em alvenaria (de 1 – 2 semanas para construir), é sinônimo de dor de cabeça. Além da complexidade do projeto, que envolve a construção de lajes e paredes, este modelo requer impermeabilização, cuja manutenção deve ser feita, em média, há cada 2 anos. Depois é preciso instalar os equipamentos, que devem ser dimensionados de acordo com a área de telhado e o índice pluviométrico de cada região.

A segunda é a Cisterna convencional (de 5 – 10 dias para instalar), geralmente constituída de polietileno, é uma opção um pouco mais rápida em relação à cisterna de alvenaria, porém, para o uso aterrado requer infraestrutura como a laje de apoio, além da instalação separada de todos os filtros para água da chuva e componentes com o correto dimensionamento, da mesma forma que acontece com o modelo em alvenaria. Além disso, este projeto requer muita atenção no momento do reaterro. Um simples erro infraestrutural pode causar a eclosão do reservatório, por isso é imprescindível muita atenção ao manual do fabricante no momento da instalação.

Já o terceiro e mais ágil é a Cisterna Pronta. Como o próprio nome diz, é uma solução muito mais simples e completa. Ela já vem com todos os componentes necessários para seu funcionamento devidamente acoplados dentro de seu tanque, bastando apenas 3 conexões para funcionar.

Sua instalação é muito simples e pode ser feita em apenas um dia. Estando a vala aberta, basta adicionar uma camada de areia e brita, depositar a cisterna e depois cobri-la, sem a necessidade de lajes em locais onde não exista o trânsito de veículos. Simples assim! Agora é só instalar os tubos de conexão e sua casa já está apta para aproveitar água da chuva.

Clique aqui e adquira agora sua Cisterna Pronta. Nossa equipe cuidará de todos os cálculos e dimensionamentos para o melhor custo-benefício e consequentemente, o melhor retorno sobre o investimento.

One Response to Como Aproveitar Água da Chuva: Um Guia pra Você Começar Hoje

  1. […] nossa postagem anterior, explicamos como funciona o tratamento doméstico de esgoto e como você pode reutilizá-lo. Neste artigo vamos fazer uma síntese do que foi dito e apresentar as opções mais viáveis para […]

Inscreva-se

Cadastre-se e receba as novidades do mundo da Construção Sustentável.

Faça parte de nossa lista especial e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu
e-mail.
close-link